SALA DE IMPRENSA

05/11/2020

XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa

A jornada ocorre simultaneamente em todos o país, em várias instituições de ensino superior, em comemoração ao “Dia Nacional da Língua Portuguesa”.


Ascom UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) é uma das parceiras da XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 02 de novembro.  A jornada ocorre simultaneamente em todos o país, em várias instituições de ensino superior, em comemoração ao “Dia Nacional da Língua Portuguesa”.

 PROGRAMAÇÃO DA XV JNLFLP
BAIXE A PROGRAMAÇÃO EM PDF

 

8h – Recepção aos participantes

8h30 – Solenidade de Abertura

Palestra – Figurações de silenciamento e colonialismo em Machado de Assis e Lília Momplé.
Palestrante: Prof. Dr. Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Colaboração: Isabel Delice Gomes Macedo (mestranda UEMASUL)


LINK PARA ASSISTIR
Sessões de Mesas-Redondas

 

10h – Mesa-Redonda I

Tema: Linguagem, ensino e inclusão

  • Ensino da linguagem na Educação de jovens, adultos e idosos e a prática linguístico-pedagógica inclusiva. (Profa. Dra. Miliane Nogueira Magalhães Benício – FUG).
  • Saberes e práticas na formação docente direcionada à inclusão. (Profa. Ma. Ana Claudia de Sousa Alves – FEST).
  • Redação Vestibular: propostas e entraves. (Profa. Dra. Kerly Karine Pereira Herênio – IFMA). 

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria da Guia Taveiro Silva (PPGLe/GELMA/UEMASUL)
Colaboração: Raniere Nunes da Silva (mestrando UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (graduando UEMASUL)


LINK PARA ASSISTIR

10h – Mesa-Redonda II

Tema: Literaturas indígenas: poéticas em terras de saberes ancestrais.
Palestrantes: Profa. Silvia Krikati; escritora Márcia Kambeba, geógrafa e intelectual indígena e Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva. 

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Castelo Branco (PPGLe/GELITI/UEMASUL)
Colaboração: Jeffrey Marley da S. Miranda (mestrando UEMASUL) e Eliesio Costa Lima (graduando UEMASUL)


LINK PARA ASSISTIR

14h – Mesa-Redonda III

Tema: Léxico, Memória e Ensino

  • O léxico indígena no Português do Brasil: a língua como espaço de memória. (Profa. Dra. Carmem Lúcia Reis Rodrigues – UFPA/campus Castanhal).
  • A visibilidade da cultura moçambicana no léxico de usos idiomáticos. (Profa. Dra. Nancy A. Arakaki – IP/PUC/SP e UPM).
  • Léxico e proxêmica em contexto de pandemia. (Profa. Dra. Maria Célia Dias de Castro – UEMASUL e UEMA).

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Suany Cavalcante ((PPGLe/GELMA/UEMASUL)
Colaboração: Alexandre da Silva Sousa (mestrando UEMASUL) e Júlio Lopes Cruz (graduando UEMASUL)


LINK PARA ASSISTIR

14h – Mesa-Redonda IV

Tema: Vozes negras na literatura feminina.

  • A violência na literatura cabo-verdiana escrita por mulheres. (escritora e jornalista Dina Salustio – Cabo Verde).
  • Literatura feminina: escrita de resistência – Profa. Ma. Rute Chaves Pires (GELITI/UEMASUL).
  • Narrativas de insubmissão e esperança em Conceição Evaristo – Profa. Eronilde dos Santos Cunha (pesquisadora do GELITI/UEMASUL).

Coordenadora: Profª. Drª. Edna Sousa Cruz (PPGLe/GELITI/UEMASUL)
Colaboração: Mariana Soares dos Santos (mestranda UEMASUL) e Jeniel Silva Gomes (graduando UEMASUL)


LINK PARA ASSISTIR
Sessões de Comunicações

 

16h – Sessão de Comunicações I

1 – Variação diatópica: uma análise a partir dos trechos das músicas de Luiz Gonzaga – Raniere Nunes da Silva (UEMASUL), Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana (PPGLe/GELITI/UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL). 

2 – Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula – Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL) Mariana Soares dos Santos (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).

3 – Carlos Drummond de Andrade: a poesia e a imagem – Luciane Barros da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

4 – A estatística textual e os novos métodos de cotejar estilo: um estudo quantiqualitativo com a obra “Crônicas de além-túmulo” – Ana Paula Nunes de Sousa (UEMA) e Emanoel César Pires de Assis (UEMA).

5 – João do Vale: a voz do sertão maranhense – Gabriel Alves da Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL).

6 – Literatura indígena: a percepção das crianças alunas do 6º e 7º anos do ensino fundamental sobre os contos indígenas trabalhados em sala de aula pelos/pelas docentes – Luciane Barros da Silva (UEMASUL), Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMASUL).

7 – Entre versos e protestos: as produções artísticas como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar – Mércia Eloi da Silva (UEMASUL) Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL).

Colaboração: Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana (PPGLe / GELITI / UEMASUL), Mahalla Stephany F. Aguiar (mestranda UEMASUL) e Nilton Lima Rocha Júnior (graduando UEMASUL)


LINK PARA CESSAR A SALA

 

16h – Sessão de Comunicações II 

1 – Abordagem dos conteúdos de semântica no livro didático de língua portuguesa 9° ano escolas públicas em Imperatriz – MA – Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL).

2 – Do poema para a imagem: as dessemelhanças na adaptação cinematográfica “o vestido” – Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL e FAPEMA) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL).

3 – Análise da fala e da escrita de sujeitos egressos do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística – Ailton Soares Lopes (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Alexandre da Silva Sousa (UEMASUL).

4 – Literatura indígena: descrição das características dos contos de etnias brasileiras organizados por Daniel Munduruku – Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL).

5 – Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3 º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz – MA – Larissa de Farias Silveira (UEMASUL), Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL), Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL).

6 – Narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências formadoras no exterior Edna Sousa Cruz (UEMASUL)

Colaboração: Prof.ª Dra. Kátia Carvalho da Silva Rocha (PPGLe / GELITI / UEMASUL), Edna da Silva Torres (mestranda UEMASUL) e Kezia da Silva Calixto (graduanda UEMASUL).


LINK PARA CESSAR A SALA

 

16h – Sessão de Comunicações III

1 – A linha e o corte: análise do poema “Caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade – Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL).

2 – A semântica no livro didático de língua portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí – Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL), Sirley Cunha de Sousa (UEMASUL), Sônia Maria Nogueira (UEMASUL) e Lucilea Ferreira L Goncalves (UEMASUL) e Fabrício França Costa (E. M. José de Ribamar Fiquene).

3 – Microtoponímia imperatrizense: os topos como ferramenta de resgate da história local – Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL).

4– Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista veja e o desenvolvimento da competência lexical na educação básica – Wilian Sousa dos Reis (UEMASUL, Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL).

5 – A autonomia feminina nos poemas “Aviso da lua que menstrua” e “Safena”, de Elisa Lucinda – Brenda da Silva Dias (UEMASUL), Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL).

6Vozes femininas da Ilha de São Vicente: narrativas de luta e resistência – Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Milene Oliveira Assunção (UEMASUL), Bianca de Sousa Torres (UEMASUL) e Larissa Sá Mota (UEMASUL)

Colaboração: Joas Moraes dos Santos (mestrando UEMASUL) e Maria Sousa Santos (mestranda UEMASUL)


LINK PARA CESSAR A SALA

 

16h – Sessão de Comunicações IV

Tramas de saberes & tradição: a percepção de jovens leitores sobre a literatura indígena no contexto da Educação Básica – Walquiria Lima da Costa (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL).

2 – Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos da cidade de Imperatriz – MA – Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL), Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).

3 – Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8ª ano de uma escola pública de Ensino Fundamental – Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).

4 – Leitura como instrumento de emancipação – Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL), Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).

5 – Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional – Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Walquiria Lima da Costa (UEMASUL).

6 – O escuro da dança de Selma Jezková – Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL).

7 – Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento – Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).

Colaboração: Prof.ª Dra. Maria da Guia Taveiro Silva (PPGLe / GELMA / UEMASUL), Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira (graduando UEMASUL) e Vitória Stefany Lima Barros (graduanda UEMASUL).


LINK PARA CESSAR A SALA

 

16h – Sessão de Comunicações V

1De letras e sons: o grito do sertão através da voz e poesia de João do Vale – Maria Maryana de Castro Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)

2 Discurso biográfico de (re)existência negra na poética sonora e imagética de a mulher do fim do mundo de Elza SoaresLilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Gabriel Conceição Silva (UEMASUL)

3 – Entre versos e protestos: as produções artísticas como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar – Mércia Eloi da Silva (UEMASUL) Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL)

4 – Um Solfieri em “Amorteamo”: uma análise comparativa do goticismo fúnebre presente na personagem de “Noite na taverna” e em Gabriel, da minissérie televisiva – Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Gabriel Alves da Silva (UEMASUL)

5 Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista veja e o desenvolvimento da competência lexical na educação básica – Wilian Sousa dos Reis (UEMASUL, Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)

Colaboração: Prof.ª Ma. Rute Maria Chaves Pires (GELITI / UEMASUL) e Francisca Moreira Lima (graduanda UEMASUL)


LINK PARA CESSAR A SALA

 

16h – Sessão de Comunicações VI

1 –  Leitura do gênero conto na sala de aula: uma proposta de intervenção para letramento literário em uma turma de 6º ano do ensino fundamental – Susineire Afonso Guimarães (UESB)

2 – Letramento para a diversidade étnica no Ensino Fundamental: análise de atividades de leitura e interpretação de textos literários com a temática indígena – Lilian Castelo Branco De Lima (UEMASUL) e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira (UEMASUL)

Colaboração: Prof.ª Dra. Sônia Maria Nogueira (PPGLe / GELMA / UEMASUL)


LINK PARA CESSAR A SALA

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.