Abertas inscrições para a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da UEMASUL

Estão abertas as inscrições para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da  Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O Programa de Extensão da UEMASUL organizado por meio de cursos não regulares, é destinado a promover integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.

As inscrições contemplam pessoas com 60 anos ou mais da comunidade externa à UEMASUL. Os interessados deverão realizar sua inscrição, preenchendo o formulário que se encontra em anexo ao Edital nº 10/2018, no sítio da instituição, que deverá ser entregue na Coordenação de Sustentabilidade e Integração Social – CSIS, no período de 25 de junho a 25 de julho de 2018, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

As políticas de extensão fazem parte de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da região Tocantina. A Resolução de criação e regulamentação da Universidade Aberta à Terceira Idade foi discutida e aprovada pelo Conselho Universitário da UEMASUL no último dia 13 de junho de 2018.

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade é vinculado à Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), e tem a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida física e mental, possibilitando ao idoso o aprendizado em áreas de interesse. Qualquer pessoa com idade igual/superior a 60 anos poderá ser aluno da Universidade da Terceira Idade.

Para a Reitora Elizabeth Nunes Fernandes, a universidade para a terceira idade é um grande programa do ponto de vista social. “É um programa belíssimo, se criam muitas amizades, os idosos ficam informados dos seus direitos, se sentem incluídos na sociedade. É uma grande troca, onde eles aprendem e ensinam”.

O objetivo principal da universidade da terceira idade é priorizar as potencialidades do idoso por múltiplas ações, garantindo uma melhoria da qualidade de vida, por meio do acesso aos recursos educacionais e socioculturais existentes na UEMASUL, estimulando o exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades artísticas, corporais, criativas, expressivas e produtivas.

A Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica Regina Célia Costa Lima destaca que a universidade media essa construção de saberes. “A universidade é como uma ponte que possibilita a mediação e construção de saberes com a sociedade, por meio de suas demandas. Seu propósito é continuar desenvolvendo as atividades extensionistas, de forma mais ampla e intensa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *