Estudantes do centro de Ciências Agrárias realizam Dia de Campo

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UEMASUL participaram de um Dia de Campo, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, e da Agrobalsas 2018, evento que promove a rentabilidade e sustentabilidade na região.

O Dia de Campo foi realizado na fazenda modelo Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras, onde os acadêmicos puderam vivenciar a prática por meio de vitrines vivas e aprenderam sobre novas tecnologias do mercado em relação às culturas de soja, milho, feijão, pastagens e leguminosas. Também foram abordadadas culturas alternativas, sistema ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e tecnologias voltadas para o controle de pragas e doenças.

Foram demonstradas soluções sustentáveis de produção e desenvolvimento, visando a melhoria na rentabilidade e a preocupação com o bem estar animal. Além da UEMASUL, o evento também contou com a participação de outras universidades da região Matopiba, que corresponde aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Na 16ª edição da Feira Agropecuária de Balsas, os alunos participaram de palestras nas quais os pesquisadores da EMBRAPA abordaram o tema “Agricultura sustentável na era digital” e fizeram demonstrações das novidades para o agronegócio na região.

Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL, Eline Pacheco, os eventos puderam proporcionar “trocas de informações das tecnologias de cultivo sustentável, através do sistema ILPF aplicado na propriedade. Um sistema inovador que preza pela preservação do meio ambiente com melhor aproveitamento da produção”, elogia.