Alunos e docentes de Geografia realizam aula de campo na Serra da Capivara

Na busca por alternativas, visando facilitar e dinamizar a aprendizagem, os acadêmicos e professores do curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, realizaram nos dias 11 e 12 de maio, uma aula de campo no parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.  Durante a atividade, os estudantes do terceiro, quinto, sexto e oitavo períodos, juntamente com os docentes visitaram o parque arqueológico, o museu do Homem Americano e a pedra furada.

Como instrumento de ensino e aprendizagem, articulando a teoria à prática, os alunos e professores puderam observar e analisar o espaço composto por chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além dos vestígios pré-históricos. Localizado na região nordeste do Brasil, a Serra da Capivara é um espaço arqueológico inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como patrimônio mundial.

O estudante do sexto período de Geografia, Daniel Macedo, ressalta o significado de participar da atividade de campo. “Foi uma experiência muito gratificante, uma oportunidade proporcionada pelos professores de uma análise prática de tudo o que acompanhamos em sala de aula. Visitamos o Parque Nacional onde abriga atualmente uma grande quantidade de sítios arqueológicos com vestígios da presença humana nas Américas”, afirma.

Para o professor e coordenador da atividade, Allison Bezerra, as atividades de campo são fundamentais para a formação do estudante. “A geografia é uma ciência por natureza prática. Ou seja, dentro da formação do profissional desta área há a necessidade de aliar conhecimentos apreendidos em sala de forma teórica com o campo (prática). As aulas de campo buscam, além destes elementos, mesclar atividades integradoras entre os diversos componentes curriculares apreendidos pelos estudantes em sua formação. São propostas atividades de campo conectando diversos períodos e competências apreendidas nas diversas áreas do curso”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *