UEMASUL torna-se membro da Associação Brasileira de Educação Internacional – Faubai

Criada em 1988, a Faubai, que hoje conta com mais de 250 instituições a ela filiadas, é uma associação que tem como finalidade a internacionalização da educação superior. Nesse sentido, essa associação atua com o objetivo de promover a integração e a capacitação de gestores ou responsáveis por assuntos internacionais de IES brasileiras. Melhor dizendo, a Faubai é a principal plataforma de promoção da educação superior do Brasil em nível mundial.

A conferência anual, considerado o maior evento sobre internacionalização da educação superior da América Latina, é uma das estratégias da Faubai para promover seus associados. Participar da conferência da Faubai afigura-se, pela sua importância, evento obrigatório para qualquer instituição que se preocupe com suas estratégias de internacionalização. A UEMASUL, pela segunda vez consecutiva, participou desse evento, em 2017 em Porto Alegre e em abril deste ano, no Rio de Janeiro.

Para a UEMASUL, segundo o balanço da Assessora de Assuntos Internacionais da instituição, profa. Dra. Edna Sousa Cruz, participar da conferência deste ano, a exemplo do anterior, foi muito positivo.  “Embora a UEMASUL não seja, ainda, muito conhecida no cenário nacional e internacional, o evento além da oportunidade de contato com potenciais parceiros, também permitiu que nossa presença fosse visível. Conversamos e trocamos ideias com autoridades consulares, reitores e pró-reitores, representantes de diversas universidades estrangeiras, algumas muito interessadas em firmar parcerias com a UEMASUL. Por meio dessas oportunidades de networking, estamos prospectando parcerias estratégicas”.

Por entender que a internacionalização é um eixo estruturante no desenvolvimento de toda instituição de ensino superior, a UEMASUL, por meio de sua Assessoria de Assuntos Internacionais, requereu à Faubai filiar-se à entidade, solicitação aceita na Assembleia Geral da associação, realizada no dia 18 de abril último.

A filiação da UEMASUL à Faubai fortalece o projeto de internacionalização da instituição posto a assessoria que ela oferece no que se refere à formação e à divulgação das potencialidades de seus associados junto às agências de fomento, representações diplomáticas e programas internacionais.

Contar com a assessoria da Faubai, significa para a UEMASUL transitar num espaço de aproximação interinstitucional com o intuito de prospectar o desenvolvimento da relação de cooperação da UEMASUL com entidades e universidades nacionais e estrangeiras.

Fonte: Assessoria de Assuntos Internacionais – UEMASUL