UEMASUL desenvolve projeto “Administração e Cidadania”

Os estudantes do sexto período de Administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, desenvolveram nos dias 05 e 06 de maio de 2018, a última etapa do projeto “Administração e Cidadania”, em parceria com a Casa Familiar Rural Amarante, localizada no povoado Pé de Galinha, no município de João Lisboa.

O projeto visa disseminar o conhecimento, por meio da capacitação gratuita de colaboradores das “Casas Rurais”, das cidades de Bom Jesus das Selvas, Imperatriz (Coquelândia), Açailândia e João Lisboa.  A missão é minimizar os problemas da ineficiência de gestão, e os estudantes apresentaram soluções práticas para o desenvolvimento das rotinas administrativas.

Os idealizadores do projeto, Adauto de Souza, Bruna Pereira, Helanny Cristine Bandeira, Tamires Sousa e Yassára Tahanny e Duarte Lima, ressaltam a importância destas ações, como fontes promotoras de crescimento do conhecimento acadêmico e estruturas da sociedade.

Na última etapa do trabalho, o docente da UEMASUL, José Candeia ministrou a palestra “O papel da Casa Familiar Rural e os desafios do pequeno produtor na região”, para os pais e alunos da unidade. E os discentes promoveram oficinas, no intuito de contribuir e agregar maior valor e conhecimento das abordagens.

O coordenador do projeto, Thiago Silva, ressalta a importância e avalia o projeto de extensão.  “Conseguimos atingir os objetivos do projeto, que foi capacitar o público alvo dos municípios. Os estudantes, que foram os instrutores, apresentaram os conceitos básicos de gestão eficiente, atendimento e fluxo de caixa para os técnicos administrativos e os beneficiários das casas.  Então, os acadêmicos devolveram para a comunidade, os conhecimentos adquiridos em sala, contribuindo com as necessidades da comunidade e na melhoria da gestão das microempresas”, finaliza.