UEMASUL promove eleição para representantes estudantis dos órgãos colegiados

Sendo instância de competência deliberativa e normativa, que tem por finalidade decidir e legislar no pilar ensino, pesquisa, extensão e administração, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), e Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), promove na próxima segunda-feira (30), eleição para os representantes estudantis no Conselho Universitário (CONSUN), Conselho Estratégico Social (CONEST) e Conselhos de Centro (CONCENTRO).

A eleição conta com 4 candidatos para concorrer no CONSUN, 6 para os CONCENTRO, e apenas um para o CONEST.  Serão dois representantes por cada centro no CONSUN, um por campus no CONEST, e dois por cada centro no CONCENTRO. O período de campanha eleitoral acontece nos dias 20 a 27 de abril, até às 20 horas.

O CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, que tem como atribuições traçar as diretrizes da universidade, aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras. Já o CONEST é órgão consultivo, a ele compete o funcionamento e composição definidas em legislação específica para serem discutidas com a comunidade acadêmica. E o CONCENTRO, um órgão deliberativo responsável pela coordenação e integração das atividades dos cursos, com competências definidas em regimento próprio.

O chefe da DAPE, Edelblan Conrado, fala da representatividade dos conselhos e ressalta a importância da eleição. “Todas as decisões da universidade são tomadas nestes espaços de deliberações. Os estudantes por meio desta eleição, poderão usufruir do direito à voz e ao voto, e desta forma, terem acesso às regulamentações e resoluções da instituição. Além disso, podem participar das decisões e do processo de construção da UEMASUL”, finaliza.

A eleição acontece nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os estudantes devem apresentar um documento de identificação com foto na hora da votação.