UEMASUL promove I Seminário de Botânica da Região Tocantina

Em comemoração ao 17 de abril, Dia Nacional da Botânica, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão promoveu na manhã desta terça-feira (17), a abertura do I Seminário de Botânica da Região Tocantina, com a palestra “Briófitas Bipolares e a Antártica”, ministrada pela professora Juçara Bordin, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O seminário busca mostrar a diversidade e discutir a utilização dos recursos botânicos. Para a estudante do terceiro período do curso de Biologia, Samantha Almeida, o seminário é uma oportunidade que os estudantes têm para aperfeiçoar o conhecimento em relação às diversas espécies de plantas da região. “É o momento de discutir sobre a preservação ambiental, além de conhecer e aprender a identificar as espécies de plantas encontradas na nossa região”, destaca.

A palestrante Juçara Bordin ressalta a importância da temática do seminário, para os estudantes e comunidade. “É necessário refletirmos um pouco e começarmos a valorizar a botânica e a nossa vegetação, pois precisamos das plantas para vivermos.  O estudo da botânica nos permite conhecer melhor a natureza das plantas, além de aprender a preservá-las”, afirma.

A professora e coordenadora do seminário, Iane Rego explica a proposta do evento. “Os estudantes vão aprender a coletar e identificar as espécies de plantas encontradas na nossa região, além das discussões envolvendo pesquisas na área da botânica. Os alunos vão conhecer também  o espaço do herbário que abrigará esse material, facilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas na instituição”, finaliza.

O seminário segue até amanha (18), com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. O encerramento acontece às 20 horas.