UEMASUL aumenta para 120 o número de bolsas para iniciação científica

Durante o seminário prévio de Iniciação Científica da UEMASUL, realizado no último dia 10, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), anunciou que aumentará para 120, o número de bolsas de iniciação científica da universidade em 2018.

O anúncio das novas bolsas foi feito no pelo diretor presidente da FAPEMA, o Dr. Alex Oliveira de Souza, durante a apresentação do plano de trabalho da FAPEMA em 2018. Agora a fundação aumentará a oferta de 40, para 60 bolsas. A UEMASUL também vai aumentar o número de bolsas financiadas pela própria universidade, de 40 para 60. Somando 120 vagas para os programas de incentivo à pesquisa científica.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Alinne da Silva, fala sobre a importância do aumento de bolsas e do incentivo aos alunos que desejam ingressar nas atividades acadêmicas de pesquisa. “As bolsas são uma forma de incentivar os professores e pesquisadores a inserir os alunos em suas atividades. Com essa iniciativa, pretendemos melhorar a qualidade de recursos humanos para Região Tocantina. Os alunos têm a oportunidade de acompanhar o método científico de perto, e gerar experiências do mundo acadêmico,” disse a professora.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem por objetivo desenvolver as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológicos, culturais e de inovação, dando oportunidade de trabalhos de pesquisas nas áreas da ciência e inovação aos alunos da UEMASUL, e dessa forma  contribuindo para sua formação acadêmica e profissional.