Lançamento do plano de Trabalho da FAPEMA na UEMASUL

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lança na próxima terça-feira (10), as 16h20, no auditório do campus de Imperatriz, o Plano de Trabalho 2018 – Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente & Cultural. A atividade fará parte da programação do encontro preparatório para o Seminário de Iniciação Científica da UEMASUL.

O Plano Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente & Cultural está estruturado em quatro linhas de ação: Mais Ciência, Mais Qualificação, Mais Inovação e Popularização da Ciência por meio das quais serão financiados projetos em diferentes áreas de conhecimento que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão.

Serão financiados projetos que traduzam os anseios da população, que se preocupem com a melhoria de vida dos maranhenses, colocando toda sua força criativa a serviço da transformação social. Uma das novidades do plano deste ano é a criação de três novos Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia, que se somarão a outros três já criados no governo Flávio Dino. Os novos institutos serão voltados para a agricultura familiar, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do babaçu e para pesquisas na área da saúde, de forma a contribuir para o tratamento de doenças crônicas como a diabetes, por exemplo.

Outra novidade será o edital Cidades, voltado para os problemas que as cidades enfrentam como mobilidade, moradia e segurança e para as redes territoriais que ligam as cidades entre elas, articulam a forma de produção e geração de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *