Reitora e vice-reitor da UEMASUL são empossados para o quadriênio 2018-2021

O governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, deu posse à reitora e ao vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), nesta sexta-feira, (02) de fevereiro, em sessão solene do Conselho Universitário. A reitora Elizabeth Nunes Fernandes e o vice-reitor Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho começam um mandato de quatro anos.

Depois do período Pro Tempore, a reitora e o vice-reitor estão sendo reconduzidos aos seus respectivos cargos, após receberem mais de 90% dos votos em um referendo realizado nos campi de Imperatriz e Açailândia, envolvendo discentes, docentes e técnico administrativos. A sessão solene do Conselho Universitário, de posse das funções de reitor e vice-reitor, teve as presenças de várias representações políticas, representantes de movimentos sociais, e da comunidade acadêmica.

Os ritos de posse, de aposição das samarras e das borlas, respectivamente à reitora e ao vice-reitor foram momentos de muita emoção, acompanhados atentamente pelos presentes. A samarra é uma vestimenta complementar das vestes doutorais próprias do cerimonial universitário, de uso exclusivo do reitor, na cor branca, simbolizando a reunião de todo o conhecimento. A borla tem o simbolismo idêntico ao da samarra e somente os reitores e doutores podem usá-la. Nas universidades a insígnia complementar das vestes talares é indicativa do poder institucional e temporal inerentes aos cargos. Em seguida a reitora e o vice-reitor fizeram o juramento

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes agradeceu o reconhecimento do trabalho durante a gestão pró tempore,  reforçando seu compromisso de trabalhar pelo contínuo avanço da UEMASUL, dentro dos quatro anos do seu mandato. A reitora fez uma pequena explanação dos números de ações que envolveram a universidade dentro dos princípios que a norteiam , que são a pesquisa, o ensino e extensão. “A criação da UEMASUL é reconhecidamente uma referência no meio acadêmico do nosso país, pelo ato arrojado, corajoso e de grande visão do governador Flávio Dino, diante do desmonte da educação brasileira”.

Durante seu pronunciamento, o governador anunciou a implantação do curso de medicina na UEMASUL, um centro de Ciências da Saúde. O projeto para a implantação do centro será enviado à Assembleia do estado para discussão e aprovação.

Após a solenidade de posse da reitora e do vice-reitor, o governador, acompanhado de uma comitiva de professores e acadêmicos, visitou as obras do novo campus da UEMASUL. O prédio, que inicialmente receberá o Centro de Ciências Agrárias, está sendo construído com recursos do BNDES e orçado no valor total de R$ 11.387.273,82.  A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *