UEMASUL instala brinquedoteca no campus de Imperatriz

A brinquedoteca da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão está em processo de construção.  O espaço, dedicado à formação dos professores e acadêmicos, tem o objetivo de estimular o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas da infância e do brincar. A sala está sendo construída no bloco 4, e atenderá todos os alunos e docentes do curso de pedagogia ou áreas especificas da educação.

Para a acadêmica do oitavo período do curso de Pedagogia, Ellen Raquel Furtado, a criação da brinquedoteca representa um avanço para a formação acadêmica dos alunos. “Com a consolidação da brinquedoteca, colocaremos em prática todos os ensinamentos teóricos aprendidos em sala, pois, a brinquedoteca tem a função de realizar atividades diversas, por meio da exploração de jogos, brinquedos, brincadeiras e outros recursos. O espaço permitirá ainda, preparar melhor os alunos de pedagogia para atuarem na área da educação”, ressalta.

O professor e diretor do curso de Pedagogia, Francisco de Assis Almada, revela  que o projeto da brinquedoteca é uma grande conquista para a UEMASUL e para o curso, e explica como funciona o espaço. “A brinquedoteca é um laboratório e um espaço de formação para o curso de Pedagogia.  O ambiente funciona como um local onde os alunos e futuros pedagogos aprendem a sociologia e a linguagem do brinquedo e a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança”, afirma.

Com um sorriso no rosto, a estudante do sexto período de Pedagogia, Julliana Silva fala sobre a conquista da brinquedoteca. “É uma grande vitória para o curso de pedagogia da UEMASUL.  Agora, nós estudantes teremos acesso a um espaço aonde aperfeiçoaremos cada vez mais a nossa prática pedagógica, voltadas para a educação infantil”, conclui.

A construção da brinquedoteca é mais uma conquista deste primeiro ano da UEMASUL.  A entrega do espaço está previsto para o primeiro semestre de 2018, e o curso de Pedagogia ofertará duas disciplinas direcionadas para  a utilização da brinquedoteca: Fundamentos Teóricos e Metodológicos na Educação Infantil e Estágio Supervisionado em Educação Infantil.