Conselho Universitário da UEMASUL se reúne no campus de Açailândia

Na quinta-feira (7), o Conselho Universitário da UEMASUL, se reuniu para analisar, discutir e aprovar propostas de resolução. Na última reunião do ano, que aconteceu no Campus de Açailândia e durou todo o dia, foram apreciadas e discutidas várias propostas de resolução, entre elas: proposta que dispõe sobre a regulamentação da hora-aula e os horários de aula nos cursos de graduação presenciais da UEMASUL, de autoria da PROGESA; e proposta que normatiza a concessão de diárias, passagens e pagamentos de taxa de inscrição a servidores da UEMASUL com relatoria da PROPLAD, entre outras.

Depois de apresentadas, as propostas foram discutidas; alteradas com as sugestões dos conselheiros, e na sequência votadas. As resoluções aprovadas norteiam as ações da universidade e depois de assinadas pela Reitora da UEMASUL são publicadas no Diário Oficial do Maranhão e no sítio oficial da instituição.

Formado por 25 membros, com representantes de cada estrutura da universidade, o CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, de competências normativa, deliberativa e recursal. São atribuições do Conselho traçar as diretrizes da universidade,  aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras.

O Conselho Universitário é composto pela Administração Superior (Vice-Reitoria); Unidade de Assessoramento direta ao Reitor (Assessoria Jurídica, Assessoria Técnica); Unidade de suporte operacional (Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD); Unidade de atuação programática (Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica – PROGESA, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPGI, Centros de Ciências); Representação Docente; Representação de Servidores Técnico-Administrativos e Representação Discente.