Estudantes da UEMASUL promovem eleições para Centros Acadêmicos

O Diretório  Central dos Estudantes (DCE) representa os estudantes de uma universidade e existe nas instituições de ensino que oferecem mais de quatro cursos superiores. O DCE tem a função de debater  problemas relacionadas à instituição, por meio da mobilização estudantil. Além disso,  promove atividades culturais, calouradas, assembleias,  e eleições de Centros Acadêmicos (CA), que é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso específico.  Por ser uma entidade, existe um respaldo maior de diálogos com professores, diretores e reitoria.

O DCE da UEMASUL realizou na última quinta-feira (30), as eleições para os representantes dos centros acadêmicos dos cursos de Física, Matemática, Pedagogia e Geografia, que atuarão junto com o DCE.  Os demais cursos da universidade  não foram contemplados com a eleição, em razão de alguns deles ainda não estarem com os centros acadêmicos ativos, conforme informações do presidente do DCE.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Júlio Cezar Nascimento ressaltou a relevância destas escolhas para o funcionamento da universidade: “Cada curso tem que ter sua representação máxima, seu grupo de atuação, para junto ao DCE reivindicar melhorias para os cursos, defendendo os direitos estudantis, buscando um movimento mais autônomo e legítimo dentro da universidade”.

A estudante do curso de Pedagogia Larissa de Souza falou sobre a importância do engajamento dos estudantes na escolha dos representantes do CA: “O centro acadêmico recentemente estava sem representante. Nós queremos reativar esses centros que estavam apagados para os próprios acadêmicos aqui da UEMASUL. Acho muito importante, pois o CA é a nossa voz diante da universidade, somos nós que fazemos a academia, pois sem os estudantes não existe universidade que funcione”, ressalta.

Resultado das eleições dos CAs:

Centro Acadêmico do curso de Pedagogia

Chapa: Pedagogia em ação: 70 votos a favor e um voto contra

Centro Acadêmico de Física:

Chapa Albert Einstein: 22 votos a favor e um voto contra

Centro Acadêmico de Geografia:

Chapa Milton e La Blache: 38 votos (unanimidade)

Centro Acadêmico de Matemática:

Chapa: Euclidianos (apesar de apenas 29 votos, a chapa foi legitimada pelo presidente do DCE)