UEMASUL realiza Referendo Universitário e mais de 90% dos votantes validam chapa para reitoria

Nomeados em regime pro tempore na gestão superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, a reitora Elizabeth Nunes Fernandes e o vice-reitor Expedito Barroso receberam do governador Flávio Dino a missão de gerir a instituição no ano de 2017, implantando e consolidado a UEMASUL. Determinado na própria Lei de criação da universidade, as eleições para a reitoria, direção de centro e coordenação de curso também deveriam ser realizadas ainda em 2017.

Convocado para o mês de Outubro, o processo eleitoral recebeu a inscrição de apenas uma chapa para concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor, não formando assim a lista tríplice necessária para ser encaminhada ao Governador. Conforme o regimento, quando não há pelo menos três chapas inscritas no processo, não há eleição, cabendo ao Governador do Estado atuar discricionariamente nomeando o gestor máximo da Universidade.

Por iniciativa da chapa candidata à reitoria, e de comum acordo com as representações que compõem o Conselho Universitário, foi convocado o primeiro Referendo Universitário da UEMASUL. “Para nós todos que historicamente assumimos o compromisso de construir uma nova universidade pautada na democracia e no espírito coletivo, é fundamental e bem-vinda uma consulta pública com toda a atmosfera democrática que ela carrega”, afirmou a candidata Elizabeth Nunes Fernandes, em carta aberta endereçada à comunidade acadêmica.

Realizada nos três turnos e nos dois campi da UEMASUL, o referendo mobilizou estudantes, professores e técnicos administrativos que compareceram às urnas em um número bastante significativo. Após a contagem dos votos, a chapa composta pela professora Elizabeth Nunes Fernandes e pelo professor Expedito Barroso recebeu o SIM de mais de 90% da comunidade acadêmica. A chapa será apresentada ao Governo do Estado para continuar na gestão superior da UEMASUL por mais 4 anos.