I Colóquio de História da Educação na UEMASUL

O Núcleo de Estudos em Políticas e História da Educação – NEPHE, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promove o I Colóquio de História da Educação, dias 30 e 31 de outubro. O tema: “Reforma Protestante 500 anos: diálogo inter-religioso, direitos humanos e educação” irá promover o debate e a reflexão crítica em torno da necessidade do diálogo entre as religiões, a reafirmação dos direitos humanos e as possibilidades de construções teórico-metodológicas oferecidas pelo campo religioso.

A programação será desenvolvida por meio de palestras, minicursos e mesas redondas, com preletores de Imperatriz e São Luís para alunos de graduação e pós-graduação nas áreas das ciências humanas e sociais aplicadas e comunidade em geral.

As inscrições terão um custo de R$ 15,00 e podem ser realizadas pelo link: Ficha de inscrição  e/ou pelo email:   nephecoloquioreforma@uemasul.edu.br. O pagamento das inscrições online será efetuado no credenciamento.

O envio dos resumos  deverá ser realizado até o dia 27/10/2017 pelo email do evento citado acima usando o papel timbrado disponível aqui.

Regras para a submissão:

-Resumo simples de 300 a 350 palavras;

-Parágrafo único, sem recuo, espaço entrelinhas simples;

-Título centralizado, em caixa alta e negrito;

-Autor em itálico, justificado à direita, com filiação institucional entre parênteses, com email abaixo do nome. Serão aceitos até dois autores.

-O resumo deve apresentar o tema da pesquisa, objetivos, metodologias e apontamentos sobre resultados obtidos.

-Palavras-chave: três (3).

Programação:

8:00h- Credenciamento

9:00h – Cerimônia de abertura

9:30h – Palestra: “Rede capuchinha no Maranhão: contribuições e controvérsias” – Profa. Dra. Maria Aparecida Custódio Correa.

10:20h – Intervalo

10:30h – Mesa redonda: “Educação, Protestantismo e Catolicismo no interior do Maranhão: a questão dos internatos  e das escolas paroquiais” – Profª Drª Mariléia dos Santos Cruz; Profª Mª Elizânia Nascimento; Profª Esp. Janeth Carvalho.

14:00h: Minicursos (primeiro momento)

Educação e religiosidade: O ensino religioso é legal?  – Profa. Dra. Vanda Pantoja

Introdução à paleografia – Profa. Dra. Kelly Lislie Julio

Heresia e Inquisição: os movimentos reformistas do século XIIProf. Me. Fabrício Moura

Reforma Protestante: gênero e religiãoProfa. Ma. Elizânia Nascimento (inscrições esgotadas).

17:30 –  Apresentações orais

Eixos Temáticos:

Gênero e Religião

Ensino Religioso

História e Religião

História da Educação e Ensino Religioso

9:00h – Palestra: “Lutero, um católico” – Prof. Dr. Marcus Baccega

10:20h – Mesa redonda: “Reforma Protestante 500 anos: diálogo inter-religioso e direitos humanos” – Prof. Dr. Lyndon de A. Santos; Prof. Dr. Marcus Baccega; Prof. Dr. Gamaliel Carreiro.

14:00h: Minicursos (segundo momento)

Introdução à paleografia – Profa. Dra. Kelly Lislie Julio

Reforma Protestante: gênero e religiãoProfa. Ma. Elizânia Nascimento (inscrições esgotadas).

17:30: Palestra de encerramento: “As (im) possibilidades do diálogo inter-religioso nas religiões de salvação” – Prof. Dr. Gamaliel Carreiro.