Curso de História da UEMASUL lança revista Científica

As publicações científicas tem o objetivo de divulgar a pesquisa e democratizar o conhecimento, permitindo o amplo acesso por parte da comunidade em geral. Neste contexto, as revistas eletrônicas se tornam uma forma rápida e economicamente viável para os pesquisadores publicizarem e tornarem visíveis os resultados do seu trabalho.

Nessta semana, a UEMASUL fez o lançamento oficial da Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval. A iniciativa partiu  do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval. As civilizações antigas, sejam orientais ou ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval, são as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. O evento de lançamento contou com a participação do Prof Dr Álvaro Alfredo da UFRJ, que proferiu uma Aula Magna e também ministrou um mini curso de latim instrumental.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), o professor Fabrício Nascimento, a revista é fruto de parcerias. “A Mythos surgiu com o propósito de criar um espaço para estimular a produção científica dos nossos alunos. É a consolidação do trabalho do núcleo de estudos que já tem 6 anos. No seu processo de criação contamos com a colaboração de professores que participaram dos nossos eventos, mas sobretudo com o empenho e dedicação do acadêmico Wekslley Machado, que criou o site e desenvolveu a arte da revista. Além disso, fizemos uma parceria com a editora Ethos, que viabilizou a criação da revista”, afirmou o professor.

Para a Pro-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Alinne Silva, a revista é um marco para a instituição e para toda a região. “Nos primeiros 9 meses de criação da UEMASUL nós já temos a honra de lançar uma revista cientifica com publicações qualificadas e com um corpo editorial formando por mestres e doutores de várias outras instituições brasileiras e internacionais”, afirmou.

A revista Mythos está disponível no endereço: https://nemham.wixsite.com/mythos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *