Na tarde do último dia 15 aconteceu a segunda reunião ordinária do Conselho Universitário da UEMASUL. O CONSUN é o órgão máximo de consulta e deliberação sobre política interna, gestão, orçamento, entre outras competências. Nesta reunião, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, tomou posse de assento no Conselho e reiterou o compromisso do governo do Estado com a UEMASUL. A coordenadora do curso de administração do campus de Açailândia, Nathália Pereira, também foi empossada.

Dentre os assuntos discutidos na reunião, foi aprovada a criação do Programa de Bolsas de Permanência, que tem como principal motivação proporcionar auxílio financeiro aos alunos que se encontrem em situação de carência socioeconômica, garantindo a permanência desses estudantes na universidade. O programa disponibilizará 33 bolsas para 2017, sendo 10 destinadas para indígenas e quilombolas. Cada aluno participará de projetos culturais, de extensão ou atividades administrativas, em uma carga horária semanal de 12h. O edital de inscrição estará disponível nas próximas semanas.

De acordo com Davi Telles, esta pauta já havia sido encaminhada a ele pelo governador Flávio Dino. “Por determinação do governador estamos iniciando o programa de Bolsas de Permanência na UEMASUL, que está na vanguarda deste tipo de ações e já servirá de exemplo para toda a rede estadual”, acrescentou o secretário.

No seguimento da pauta, esteve a aprovação do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional para os anos de 2017 a 2021. O Plano é o guia das ações da UEMASUL em todos os âmbitos e municípios da área de abrangência da Universidade. “Nosso PDI considera a importância da educação, ciência e tecnologia, enquanto forma de impulsionar o desenvolvimento regional e elevar os índices e indicadores sociais e econômicos do Maranhão”, afirmou a reitora e presidente do CONSUN, Elizabeth Nunes Fernandes.

Ainda nesta reunião foram debatidas e encaminhadas as tratativas para  processo eleitoral para Reitor, Vice-Reitor, Diretor de Centro e Diretor de Curso da UEMASUL. “As eleições acontecerão ainda em 2017, e de forma transparente e democrática a comunidade acadêmica poderá escolher quem estará a frente da administração superior de nossa universidade nos próximos anos”, informou o Vice-reitor Expedito Barroso.

No Conselho Universitário, todos os assuntos debatidos e suas respectivas decisões são registrados em ata, que após a assinatura dos conselheiros, se torna público e disponível para toda a comunidade acadêmica tomar ciência.

Uma resposta para “Conselho Universitário da UEMASUL se reúne e aprova Programa de Bolsas de Permanência”