DIA 11 DE AGOSTO DIA DOS ESTUDANTES

Em meio à grande crise econômica, política e social que assola o país  e as graves notícias sobre as consequências de tal crise nas universidades  estaduais do Brasil, escancarando a política de desmonte do ensino superior público em diversas regiões do país,  a comunidade acadêmica  estudantil  da UEMASUL  tem muito a comemorar. A mais  nova universidade estadual do Brasil, encontra-se em  plena efetivação, com a participação e o controle social dos  vários agrupamentos do Movimento Estudantil –  DCE “ Josias Morais e Centros Acadêmicos.

Cada conquista, cada enfrentamento, cada luta travada nesses 08 primeiros meses de existência, a UEMASUL contou com a atuação comprometida e crítica dos ativistas e militantes do Movimento Estudantil. Nesse, 11 de agosto,  a direção superior da UEMASUL em nome de todo corpo docente e administrativo, saúda  a comunidade estudantil no seu dia.

Por uma Universidade forte, democraticamente acolhedora e pedagogicamente comprometida com o presente e o futuro  de seus integrantes.

HISTÓRIA DO DIA DO ESTUDANTE

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recem-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Saiba mais  http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-estudante.htm