UEMASUL participa do 1º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior

São Luís sediou um dos maiores eventos relacionado à educação superior já realizados no Maranhão.  Promovido pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a primeira edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior recebeu centenas de alunos, professores e interessados nos tema.

“Muitos destes inscritos são de fora do Estado e vêm com o objetivo de discutir, compartilhar e vivenciar esse assunto que é o processo de inovação na educação contemporânea, o que é de grande relevância para o momento atual do Brasil” declara a Prof. Ilka Márcia  de Souza Serra, coordenadora geral do evento. Da UEMASUL, além da reitora Elizabeth Nunes Fernandes e da pro-reitora Alinne Silva, outros 5 professores participaram do evento. “Precisamos estar inseridos nestes debates e iniciativas. Para se tornar tão grande quanto os nossos sonhos, a UEMASUL deve estar em constante diálogo com outras universidades, trilhando o caminho do desenvolvimento e consolidação institucional”, afirmou a reitora.

O evento contou com a participação de representantes de universidades Estaduais, Municipais e Comunitárias, por meio de seus dirigentes, Professores e estudantes, além de representações dos Estados brasileiros, bem como empresários nacionais e locais. “A inovação no ensino superior é um tema que atualmente está na agenda do nosso Estado. Temos uma grande oportunidade de sediar este simpósio reunindo grandes profissionais de vários países que estão contribuindo com o debate sobre os indicadores do processo de transformação na educação no Brasil”, declarou Gustavo Costa, reitor da UEMA.

Os principais temas apresentados no Simpósio foram: aprendizagem flexível, criatividade e inovação tecnológica, neurociência e tecnologias assistivas, mudança cultural, produtividade científica e tecnológica, globalização educacional. A abertura oficial do evento foi a palestra magna “A Universidade à procura do século XXI”, proferida pelo o Prof. Dr. Antônio Sampaio da Nóvoa (Professor Honorário e Ex- Reitor da Universidade de Lisboa) e a solenidade de encerramento contou com o debate da temática: “O Fomento à Pesquisa e Inovação do Ensino Superior” realizado pelo presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu e pelo presidente do CNPq.

2 respostas para “UEMASUL participa do 1º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior”