III Semana de Estudos Florestais

A Semana de Estudos Florestais – SEF acontecerá nos dias 15 a 21 de outubro de 2017, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, sob organização de discentes de Engenharia Florestal, do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal com o apoio do Centro de Ciências Agrárias – CCA.

O público alvo são estudantes de graduação e pós-graduação da área florestal e afins, profissionais da área e outros interessados no setor florestal. Trata-se de um evento de âmbito nacional, no qual queremos contribuir com a formação profissional, seja pela troca de experiências, apresentação de trabalhos, capacitações ou palestras de nomes importantíssimos no cenário florestal.

As informações sobre a programação, conteúdo e submissão de resumos logo estarão disponíveis no site abaixo. Fiquem atentos para novas informações!

Faça sua inscrição e submissão de trabalhos no link:
https://doity.com.br/uemasulsef

1º Fórum ReINTER

Estão abertas as inscrições para o I Fórum da Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições Públicas de Ensino Superior do Maranhão- ReINTER. O evento ocorrerá no auditório da FIEMA nos dias 21 e 22 de setembro.

O fórum tem por finalidade estimular o fomento de processos de internacionalização por parte das instituições de ensino superior do estado, aproximar a comunidade acadêmica e o setor privado da temática internacionalização do ensino superior, além de divulgar oportunidades de mobilidade acadêmica para docentes e discentes. Neste sentido, o fórum busca atrair estudantes estrangeiros para o Maranhão e, ao mesmo tempo, promover o agenciamento de intercâmbio no exterior para estudantes maranhenses.

A primeira edição do fórum, fruto do trabalho conjunto da SECTI, FAPEMA, UEMASUL, UEMA, IEMA, UFMA e IFMA, será um amplo evento de divulgação de ações de mobilidade acadêmica internacional. A programação do fórum contará com oficinas, mesas-redondas e palestras, onde serão discutidas políticas e estratégias de internacionalização acadêmica.

Informações detalhadas sobre o evento estão disponíveis no site http://www.reinter.secti.ma.gov.br/, ou com a Assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL profª Edna Sousa Cruz.

Fique por dentro!

Criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) por meio da Portaria Nº 49/2016, a ReINTER  tem por objetivos coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais. A rede também tem por finalidade propor e implementar agenda comum de cooperação acadêmica internacional, promover intercâmbio de informações e experiências e realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais.

UEMASUL promove evento em comemoração ao dia do Veterinário

O dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.  Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910. Na UEMASUL, estudantes e professores promoveram nesta quinta feira (14) uma programação especial com o objetivo de celebrar o dia deste profissional e aperfeiçoar a formação acadêmica dos estudantes. O evento contou com palestras, mesas redondas e um coquetel de encerramento.

Um dos temas de destaque do evento foi a ética profissional do Médico Veterinário, profissional que além da saúde dos animais, também auxilia na preservação da saúde da população humana. Para o estudante do 4º período de Medicina Veterinária, Guilherme Monteiro, este evento é uma oportunidade que os alunos tem de adquirir novos conhecimentos da área. “Foi bastante proveitoso, tanto na questão de explanar os campos que o médico veterinário pode atuar, como na importância de se falar sobre a ética na nossa profissão”, afirmou.

Giovana Nogueira, Médica Veterinária a 20 anos, ministrou uma palestra sobre o papel do Veterinário na saúde pública e ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da formação acadêmica dos estudantes. “É bastante importante promover este tipo de evento, principalmente na questão de trazer discussões acerca da função do Veterinário no mercado de trabalho, além de permitir uma troca de conhecimentos entre os profissionais e os estudantes da área.

A organizadora e diretora do curso de Medicina Veterinária, Sandra Borges, comentou a respeito da realização do evento e agradeceu a participação dos alunos e dos profissionais que estiveram na mesa de debate. “Esse evento foi idealizado e realizado pelo curso de Medicina Veterinária e contou co participação dos palestrantes, e principalmente dos alunos e professores que se esforçaram e fizeram com que este evento acontecesse”, afirmou a professora.

 

Equipe da UEMASUL visita as obras do novo campus

Uma comitiva formada por membros da reitoria, professores e estudantes realizou nesta quinta-feira, 14, uma visita ao local das obras do novo campus da UEMASUL em Imperatriz. A vistoria contou com a presença do arquiteto responsável pelo projeto da obra, Vitor Hugo dos Santos Plum, que acompanhou o processo de readequação do projeto de construção do novo prédio.

O novo campus será destinado, inicialmente, aos cursos que fazem parte do Centro de Ciências Agrárias: Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica. A diretora do centro, Mauricélia Ferreira Almeida falou sobre a importância do novo campus e as diversas melhorias que estão por vir. “Toda a infraestrutura que nós nunca tivemos, ter nossos laboratórios, áreas experimentais, casas de vegetações, hospital universitário, nos dá ânimo para corre atrás, precisamos fortalecer as ciências agrárias aqui, será excelente para nós e para a UEMASUL, afinal de contas, o nosso crescimento é o crescimento da instituição”.

Fazendo sua primeira visita desde o início das obras, o arquiteto Vitor Hugo do Santos explicou o motivo da visita e as adequações que buscam melhorar o plano original. “O objetivo é ver como as obras estão andando e junto com toda a equipe, fazer uma adequação ao projeto original, em toda obra é necessário este processo, a ideia é ver a atual situação e adaptar da melhor maneira, conforme o necessário”. informou o arquiteto que afirmou também que estão programadas outras três datas para vistorias como esta.

Para o vice-reitor da UEMASUL, Expedito Barroso, a participação dos estudantes é essencial no acompanhamento da obra. “É fundamental sempre estar com alunos, gestores e técnicos acompanhando o desenvolvimento desse importante equipamento que consolida a UEMASUL na sua área de ciências agrárias, é de grande importância observar desde o início, para que se verifique, tire dúvidas, e quando necessário, se adeque a estrutura”, disse o vice-reitor.

O aluno do curso de Engenharia Florestal, Jonas Juliermerson participou da visita representando estudantes e ressaltou a urgência de uma melhor estrutura que o curso sempre exigiu e nunca obteve em anos anteriores. Destacou também o dever da comunidade estudantil em se dedicar nas vistorias na obra: “Os estudantes não só tem o direito, como dever em ir visitar e conhecer como esta o andamento e a estrutura do novo campus, e sem dúvida é de grande relevância para os estudantes da engenharia florestal, bem como a universidade e toda nossa região tocantina.

O novo campus da UEMASUL em Imperatriz simboliza um grande marco para a cidade de Imperatriz e toda Região Tocantina, a conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2018 e está orçada no valor total de R$ 11.387.273,82.

Lançamento da 31ª edição da Revista Inovação

O Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizam no dia 15 de setembro, às 9h, na UEMASUL, em Imperatriz, o lançamento da 31ª edição da Revista Inovação, que divulga pesquisas voltadas à primeira infância.

O Maranhão, infelizmente, está representado por meio de graves índices de desenvolvimento humano relativos à infância. Para reverter essa realidade, o Projeto de Mobilização Social da Primeira Infância da Defensoria Pública do Estado do Maranhão integra um conjunto de ações articuladas nas áreas de educação, saúde, cultura e assistência social que são desempenhadas por embaixadores e parceiros.

A Fapema participa da campanha por meio desta edição da Revista Inovação que publica a partir da reportagem de capa Desafios da Síndrome Congênita do Zika (página 20), uma série de estudos voltados à primeira infância.

A revista traz também uma entrevista (página 10) com o fármaco-bioquímico, professor e coordenador do Laboratório de Pesquisa Clínica do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da UFMA, Raimundo Antônio Gomes Oliveira, que fala do trabalho de pesquisa e assistência às crianças pacientes portadoras de leucemias do Instituto Maranhense de Oncologia Hospital Aldenora Bello (IMOAB).

A partir desta edição são apresentadas duas colunas, a Foto Síntese, de fotografia (página 07) e a Sábias Palavras, de opinião (página 52). A primeira é oferecida para que professores-pesquisadores divulguem imagens de seus trabalhos. A segunda é um espaço reservado para artigos opinativos.

UEMASUL lança edital para o Programa de Bolsas Permanência

A área de abrangência da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão reúne municípios com diferentes especificidades culturais entre eles, mas com características sociais muito semelhantes. Nos campi de Imperatriz e Açailândia estão matriculados diversos estudantes de diferentes municípios que enfrentam muitas dificuldades para continuar os seus estudos. Sensível a esta conjuntura, a UEMASUL, através da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), lançou o Programa Bolsa Permanência (PBP).

O edital, inédito na rede estadual de ensino superior, foi lançado no campus de Açailândia durante uma agenda da administração superior com os estudantes. O programa foi instituído através de uma resolução do Conselho Universitário, pautada pela portaria nº 389 do Ministério da Educação. O edital PBP 059/2017-PROGESA disponibilizará 33 bolsas permanência, divididas em 23 vagas universais e 10 vagas para alunos indígenas e quilombolas. De acordo com Regina Célia, pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, os candidatos selecionados serão beneficiados com bolsas de 400 reais mensais para os não cotistas, e de R$ 800 reais, para os indígenas e quilombolas “As bolsas terão vigência de seis meses, podendo ser renovadas por períodos sucessivos, uma vez que os estudantes continuem atendendo aos critérios do edital”, informou.

Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da UEMASUL, explica que a proposta do edital vem ao encontro com a própria missão da universidade, quando democratiza não só o acesso, como também as condições objetivas para o estudante concluir o seu curso. “Este edital é uma ação de inclusão acadêmica e social, que aumenta as possibilidades para os alunos de outras cidades em estado de vulnerabilidade socioeconômica de concluir o curso”, afirmou a reitora.

O estudante Mário Lucena, do primeiro período do curso de Engenharia Civil, irá concorrer a uma das bolsas e ressalta a importância do programa. “Como sou de outra cidade, a bolsa iria ajudar muito a me manter aqui enquanto estudo”, afirmou o acadêmico. Os interessados poderão se inscrever no período de 04 a 25 de setembro de 2017, no departamento Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, campus de Imperatriz, das 9h às 11h e das 14h às 18h.  Em Açailândia, os estudantes devem procurar a Secretária Acadêmica, das 14h ás 18h e das 19h ás 21h. O edital de bolsa permanência e os documentos necessários já estão disponíveis no http://uemasul.edu.br/baixar.php

UEMASUL promove recepção para atletas que participaram dos Jogos Universitários Maranhenses

Com a apenas 9 meses de criação a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) marcou presença nos Jogos Universitários Maranhenses 2017. Para celebrar a participação, a reitoria da instituição promoveu uma recepção especial para os alunos atletas das equipes de Futsal Masculino e Voleibol Masculino.

Os Jogos Universitários Maranhenses (JUMS) aconteceram entre os dias 18 e 26 de agosto, em São Luís (MA). O evento organizado pela Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (FAME) reuniu instituições de Ensino Superior, em 15 modalidades. Depois de 6 anos sem nenhum representante da Região Tocantina, a UEMASUL não só enviou uma delegação com 25 atletas, como também conquistou a prata no Voleibol.

Para o integrante da equipe, Amaury Barbosa, esta conquista é fruto de muito esforço e também do apoio da instituição. “Era um projeto que estávamos tentando realizar a muito tempo, e que só agora, com o apoio da UEMASUL, conseguimos recursos para participar e trazer está medalha para Imperatriz. Acredito que representamos bem, tanto a universidade como o município”, afirma o atleta.

A reitora Elizabeth Nunes comentou a respeito da conquista dos atletas e do compromisso da UEMASUL em incentivar o esporte. “Essa conquista é dos alunos, dos técnicos e da instituição. Fico muito feliz em fazer parte dessa parceria que incentiva o esporte universitário e temos o compromisso de apoiar nossos alunos-atletas para que levem o nome da UEMASUL em todas as suas conquistas e atividades esportivas”, declarou.

Getulio Melo, professor da instituição e técnico da equipe, acompanhou os alunos nos jogos e agradeceu o apoio da UEMASUL em garantir a participação dos alunos na competição, demonstrando o seu compromisso em valorizar o esporte na Universidade. “Agradecemos o apoio do governador Flávio Dino e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em garantir nossa participação nos jogos deste ano. Acredito que fizemos uma boa participação nos Jogos Universitários Maranhenses de 2017”, declarou, Getulio Melo.

Além dos certificados emitidos pela Federação e entregue pela reitoria, a recepção ficou marcada pela homenagem enviada pela instituição a UEMASUL. Cinco medalhas de ouro foram distribuídas entre os membros da administração superior, reconhecendo a importância da participação da universidade no evento esportivo.

Reitoria cumpre agenda em São Luis e garante avanços para UEMASUL

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes e o vice-reitor Expedito Barroso cumpriram agenda no início desta semana em São Luís para levar as principais demandas da Universidade Estadual da Região Tocantina ao governo do Estado e realizar uma série de visitas a diversos órgãos na capital. No primeiro compromisso, os gestores foram recebidos pelo governador Flávio Dino e apresentaram as tratativas finais para a realização de concurso público para professor efetivo e reafirmaram a necessidade de concurso para técnico-administrativos.

O concurso público para professora efetivo já havia sido autorizado pelo governador para preenchimento de 30 novas vagas ainda para o ano de 2017. O despacho foi encaminhado para a Secretaria de Gestão e Previdência, atendendo a solicitação da administração superior da universidade que apresentou um levantamento de necessidades prioritárias ao governador. Com os campi de Imperatriz e Açailândia em pleno funcionamento e aguardando a doação do campus de Estreito, em 2018 a UEMASUL somará 20 cursos de graduação, atendendo cerca 3000 alunos. “Estamos em processo de consolidação e também de expansão e os concursos públicos serão de suma importância para que a UEMASUL cumpra com a sua missão de promover o desenvolvimento regional na democratização do acesso ao ensino superior, garantindo também a qualidade no ensino oferecido”, afirmou o vice-reitor Expedito Barroso.

Com as 30 vagas sendo divididas igualmente entre os 3 campi, pela primeira vez desde que foi criado, o campus de Açailândia vai promover o seu primeiro concurso para professor efetivo. “Foi justamento por isso que lutamos pela criação da UEMASUL, para que situações como essa de Açailândia, neglicenciada durante anos, pudessem ser corrigidas e que aquela comunidade acadêmica fosse de fato tratada com o respeito que merecem”, enfatizou a reitora que completou: “E a nossa solicitação para concurso de técnico-administrativos passará por um estudo de impacto e em seguida será avaliada pelo governador, que já se mostrou sensível a nossa solicitação”.

A agenda seguiu com uma visita ao Conselho Estadual de Educação (CEE), onde a reitora e o vice-reitor participaram de uma reunião da Câmara de Educação Superior, instância responsável pelo registro e reconhecimento das universidades estaduais. Os membros do conselho informaram que o pedido de credenciamento da UEMASUL, protocolado dia 27 de Julho, está condizente com às exigências das resoluções do órgão e que será expedida uma portaria instituindo uma comissão de verificação que visitará a UEMASUL dentro de 60 dias. A visita in loco resultará em um relatório que será submetido para aprovação junto ao CEE, para enfim ser emitido o credenciamento da UEMASUL. “A expectativa é que até o final do ano estejamos devidamente credenciados”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Na Assembléia Legislativa do Maranhão os gestores foram convidados e recebidos pelo Deputado Estadual Marco Aurélio e pelo presidente da casa, o Deputado Estadual Humberto Coutinho. Relator da lei que criou a UEMASUL, o deputado Marco Aurélio foi a tribuna onde foi fez um breve relato sobre os avanços e conquistas da UEMASUL em seus 9 meses de criação. ” Quero destacar como a UEMASUL tem melhorado a perspectiva de nossa região. Desde o início desse ano, quando passou a funcionar a UEMASUL, o governador Flávio Dino tem dado as condições para essa universidade”, afirmou o deputado que destacou as reformas nos campi de Imperatriz e Açailândia, além da construção de um novo campus de abrigará o Centro de Ciências Agrárias.

A agenda em São Luis foi finalizada com uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social  (SEDES), Neto Evangelista. Atendendo as demandas dos estudantes, o governado Flávio Dino autorizou em Maio a construção de um Restaurante Universitário em Imperatriz, porém, as limitações de espaço e estrutura física fizeram com que a administração superior indicasse ao governador que o RU fosse construído apenas no novo campus, que sediará a maioria dos cursos que funcionam em turno integral. “Como solução, ficou acertado que a UEMASUL fará um acordo de cooperação com a SEDES, que implantará um novo restaurante popular em Imperatriz que atenderá aos acadêmicos da UEMASUL”, explicou a reitora. De acordo com os encaminhamentos, o restaurante será instalado bem no centro de Imperatriz, a 500 metros do campus de Imperatriz, até meados de novembro.

Curso de História da UEMASUL lança revista Científica

As publicações científicas tem o objetivo de divulgar a pesquisa e democratizar o conhecimento, permitindo o amplo acesso por parte da comunidade em geral. Neste contexto, as revistas eletrônicas se tornam uma forma rápida e economicamente viável para os pesquisadores publicizarem e tornarem visíveis os resultados do seu trabalho.

Nessta semana, a UEMASUL fez o lançamento oficial da Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval. A iniciativa partiu  do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval. As civilizações antigas, sejam orientais ou ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval, são as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. O evento de lançamento contou com a participação do Prof Dr Álvaro Alfredo da UFRJ, que proferiu uma Aula Magna e também ministrou um mini curso de latim instrumental.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), o professor Fabrício Nascimento, a revista é fruto de parcerias. “A Mythos surgiu com o propósito de criar um espaço para estimular a produção científica dos nossos alunos. É a consolidação do trabalho do núcleo de estudos que já tem 6 anos. No seu processo de criação contamos com a colaboração de professores que participaram dos nossos eventos, mas sobretudo com o empenho e dedicação do acadêmico Wekslley Machado, que criou o site e desenvolveu a arte da revista. Além disso, fizemos uma parceria com a editora Ethos, que viabilizou a criação da revista”, afirmou o professor.

Para a Pro-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Alinne Silva, a revista é um marco para a instituição e para toda a região. “Nos primeiros 9 meses de criação da UEMASUL nós já temos a honra de lançar uma revista cientifica com publicações qualificadas e com um corpo editorial formando por mestres e doutores de várias outras instituições brasileiras e internacionais”, afirmou.

A revista Mythos está disponível no endereço: https://nemham.wixsite.com/mythos

 

UEMASUL convoca comunidade acadêmica para processo eleitoral para reitor, vice-reitor e diretores de centros e de cursos

Depois de criar Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o Governador Flávio Dino indicou, no início de 2017, a professora Elizabeth Nunes Fernandes para o cargo de reitora pro tempore, com a missão de conduzir a implantação, consolidação e expansão da instituição, e também de promover as eleições para reitor, vice-reitor, diretores de centro e diretores de curso, nos dois campi da UEMASUL.

Nesse sentido, o Conselho Universitário, através das portarias 290/2017 e 291/2017, convocou para o dia 02 de outubro de 2017 as eleições de composição da lista tríplice para estes cargos. Para reitor, de acordo com a legislação, os candidatos mais votados serão encaminhados para o governador que indica e dá posse ao novo reitor que assume em 2018. Já os diretores de centro e diretores de curso serão empossados pelo reitor eleito. “Este é mais um momento histórico para nossa instituição e é muito importante o engajamento dos professores, estudantes e técnico-administrativos para o exercício e fortalecimento da democracia universitária”, afirmou Expedito Barroso, vice-reitor da UEMASUL.

O processo eleitoral seguirá a legislação que rege as eleições de reitores da Universidade Estadual do Maranhão. Coube as comissões eleitorais elaborar os regimentos que estabelecem os parâmetros e o cronograma dos pleitos. “Um dos pilares principais de uma universidade deve ser a democracia. Através dela construiremos uma instituição forte e que irá cumprir a sua missão institucional de promover cidadania e desenvolvimento regional”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

CRONOGRAMA

O calendário das eleições inicia dia 1 de setembro com a abertura do período de inscrições das chapas para reitor e vice-reitor e das candidaturas para diretores de centro e de curso. As inscrições seguem abertas até o dia 6 setembro, quando elas serão submetidas a comissão eleitoral.  Dia 8 de setembro, após a divulgação das chapas e candidatos inscritos, iniciam oficialmente as campanhas que deverão ser encerradas dia 1 de Outubro, dia que antecede a eleição.