Estudantes do centro de Ciências Agrárias realizam Dia de Campo

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UEMASUL participaram de um Dia de Campo, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, e da Agrobalsas 2018, evento que promove a rentabilidade e sustentabilidade na região.

O Dia de Campo foi realizado na fazenda modelo Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras, onde os acadêmicos puderam vivenciar a prática por meio de vitrines vivas e aprenderam sobre novas tecnologias do mercado em relação às culturas de soja, milho, feijão, pastagens e leguminosas. Também foram abordadadas culturas alternativas, sistema ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e tecnologias voltadas para o controle de pragas e doenças.

Foram demonstradas soluções sustentáveis de produção e desenvolvimento, visando a melhoria na rentabilidade e a preocupação com o bem estar animal. Além da UEMASUL, o evento também contou com a participação de outras universidades da região Matopiba, que corresponde aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Na 16ª edição da Feira Agropecuária de Balsas, os alunos participaram de palestras nas quais os pesquisadores da EMBRAPA abordaram o tema “Agricultura sustentável na era digital” e fizeram demonstrações das novidades para o agronegócio na região.

Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL, Eline Pacheco, os eventos puderam proporcionar “trocas de informações das tecnologias de cultivo sustentável, através do sistema ILPF aplicado na propriedade. Um sistema inovador que preza pela preservação do meio ambiente com melhor aproveitamento da produção”, elogia.

Alunos e docentes de Geografia realizam aula de campo na Serra da Capivara

Na busca por alternativas, visando facilitar e dinamizar a aprendizagem, os acadêmicos e professores do curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, realizaram nos dias 11 e 12 de maio, uma aula de campo no parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.  Durante a atividade, os estudantes do terceiro, quinto, sexto e oitavo períodos, juntamente com os docentes visitaram o parque arqueológico, o museu do Homem Americano e a pedra furada.

Como instrumento de ensino e aprendizagem, articulando a teoria à prática, os alunos e professores puderam observar e analisar o espaço composto por chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além dos vestígios pré-históricos. Localizado na região nordeste do Brasil, a Serra da Capivara é um espaço arqueológico inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como patrimônio mundial.

O estudante do sexto período de Geografia, Daniel Macedo, ressalta o significado de participar da atividade de campo. “Foi uma experiência muito gratificante, uma oportunidade proporcionada pelos professores de uma análise prática de tudo o que acompanhamos em sala de aula. Visitamos o Parque Nacional onde abriga atualmente uma grande quantidade de sítios arqueológicos com vestígios da presença humana nas Américas”, afirma.

Para o professor e coordenador da atividade, Allison Bezerra, as atividades de campo são fundamentais para a formação do estudante. “A geografia é uma ciência por natureza prática. Ou seja, dentro da formação do profissional desta área há a necessidade de aliar conhecimentos apreendidos em sala de forma teórica com o campo (prática). As aulas de campo buscam, além destes elementos, mesclar atividades integradoras entre os diversos componentes curriculares apreendidos pelos estudantes em sua formação. São propostas atividades de campo conectando diversos períodos e competências apreendidas nas diversas áreas do curso”, finaliza.

Mesa Redonda “O papel dos Comitês de Ética na pesquisa e o uso da Plataforma Brasil”

 

Temos a grata satisfação de convidá-lo a participar da Mesa Redonda intitulada “O papel dos Comitês de Ética na pesquisa e o uso da Plataforma Brasil”, que será realizada no dia 21/05/2018, às 15:00h, no Auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz, conforme programação em anexo.

Este evento visa prestar informações sobre o papel dos Comitês de Ética, sanar dúvidas sobre a necessidade de submissão de projetos aos Comitês e sobre o uso da Plataforma Brasil. O público alvo é de alunos e docentes que realizam pesquisa com animais, genética e seres humanos, incluindo a aplicação de questionários.

PALESTRAS: 

15h

Plataforma Brasil – Erika Tourinho

15h40

Pesquisa com indígenas – Lilian Castelo Branco de Lima

16h20

Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)

Iane Paula Rego Cunha Dias

17h

Debate 

Iniciação científica na UEMASUL é impulsionada por 14 projetos de pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPGI), da UEMASUL coordena 14 projetos de pesquisa aprovados e financiados por agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos contemplam várias áreas de conhecimento, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais).

Um dos destaques é a pesquisa financiada pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) sobre os fatores ambientais determinantes de ocorrências de interrupções de energia em faixas de supressão, onde a vegetação é retirada para a passagem das linhas de transmissão de energia. Nesta mesma pesquisa é feito o manejo integrado da vegetação a fim de reduzir, por exemplo, os fatores de vulnerabilidade que levam a quedas de árvores sob as redes elétricas. Segundo a coordenadora da PROPGI professora Regiane Saturnino Ferreira essa pesquisa é de grande relevância ao setor porque apresenta redução dos custos operacionais com reparos nas redes elétricas.

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO NA PROPGI – UEMASUL 

Ciências Agrárias:

  • Biomarcadores Morfológicos em Prochilodus Lineatus (Characiformes, Prochilodontidae) para Avaliação de Impactos Ambientais no Médio Rio Tocantins, Imperatriz, Maranhão;
  • Determinação da evapotranspiração de referência visando o uso racional da água na agricultura irrigada no estado do Maranhão – Brasil;
  • Fixação biológica de nitrogênio em gramíneas forrageiras inoculadas com Azospillum;
  • Características físicas, químicas e biológicas do solo sob sistema integração lavoura-pecuária floresta com diferentes componentes lenhosos;
  • Análise espacial das frequências de leishmaniose visceral humana e canina na cidade de Imperatriz – MA;
  • Ocorrência e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em solos do cerrado maranhense sob pastagem e seleção de inóculo com potencial para o controle de fusariose do feijão caupi (Vigna Unguiculata (L.) Walp).

Linguística, letras e artes:

  • Cinema e ensino: Luzes Cinematográficas, Flashes Pedagógicos;
  • Permutas Estéticas;
  • Reflexões sobre os fenômenos da linguagem: o tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de escolas públicas periféricas;
  • O processo educativo dos adolescentes em conflito com a lei, nas unidades de internação provisória do Maranhão;
  • Linguagem na zona rural: o tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno no ensino fundamental de escolas rurais;
  • Tramas de saberes & tradição: memória e identidade étnica em contos indígenas;
  • A compreensão de textos afetada por sua complexidade.

Ciências Biológicas, Exatas e Terra:

  • Níveis de metais potencialmente tóxicos em ração, peixes, água e sedimentos da atividade de piscicultura em três municípios da microrregião de Imperatriz;
  • Impactos ambientais por metais potencialmente tóxicos devidos à disposição e resíduos sólidos urbanos nos solos do lixão de três municípios da mesorregião oeste Maranhense;
  • Utilização de óleos essenciais de plantas do cerrado maranhense como estratégia alternativa para o estudo e combate de biofilmes microbianos de interesse clínico;
  • Desenvolvimento experimental de metodologia para a detecção e redução de fatores de vulnerabilidade da vegetação que causam interrupções no fornecimento de energia.

Ciências Humanas:

  • Localização industrial e (re)organização do espaço: análise da dinâmica da implantação da Suzano papel e celulose em Imperatriz, MA;
  • A brinquedoteca como espaço de formação do professor da infância: o lugar do brinquedo no desenvolvimento da criança.

FAPEMA tem dois editais disponíveis com prazos até 22 de maio

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA está com dois editais disponíveis até o dia 22 de maio para recebimento de propostas. Os professores e pesquisadores interessados em conseguir esses recursos devem ficar atentos aos prazos.

No intuito de incentivar a publicação de artigos científicos, tecnológicos ou de inovação em periódicos nacionais e internacionais de todas as áreas de conhecimento, produzidos por pesquisadores de instituições sediadas no Maranhão, o edital n° 008/2018 está com a primeira chamada aberta até 21 de maio. Quem não conseguir enviar a proposta a tempo, ainda pode enviá-la na segunda chamada, que será entre 02 de julho e 03 de setembro. O valor financiável é de R$ 8.000,00.

Já o edital n° 012/2018, tem como objetivo apoiar o registro e manutenção de patentes das invenções ou novas tecnologias de maneira a fomentar a proteção e a valorização dos conhecimentos científico e tecnológico gerados no Maranhão por meio da propriedade intelectual. O recebimento de propostas é até o dia 22 de maio, o valor financiável aqui no Brasil é de R$ 5.000,00, e sobe para R$ 10.000,00 no exterior.

Novos membros tomam posse no Conselho Universitário da UEMASUL

Ao abrir a sexta reunião ordinária do CONSUN, na segunda-feira (14), a presidente do Conselho Universitário da UEMASUL, Reitora Elizabeth Nunes Fernandes deu posse aos novos conselheiros (as), representantes do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras-CCANL, campus Estreito e aos representantes acadêmicos dos campi Imperatriz e Açailândia.

Com 28 membros, representando cada estrutura da universidade, o CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, de competências normativa, deliberativa e recursal. São atribuições do Conselho traçar as diretrizes da universidade, aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras.

A reunião, que durou o dia todo, teve 12 pautas apreciadas, discutidas e aprovadas pelos conselheiros (as), dentre elas o balancete Quadrimestral março/abril da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, propostas de Resolução que adequam as Matrizes Curriculares dos Cursos de História Licenciatura e Geografia Licenciatura do CCHSL/UEMASUL, proposta de Resolução que aprova as normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu, proposta de Resolução que aprova a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na UEMASUL.

As resoluções aprovadas norteiam as ações da universidade e depois de assinadas pela Reitora da UEMASUL são publicadas no Diário Oficial do Maranhão e no sítio oficial da instituição.

O Conselho Universitário é composto pela Administração Superior (Vice-Reitoria); Unidade de Assessoramento direta ao Reitor (Assessoria Jurídica, Assessoria Técnica); Unidade de suporte operacional (Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD); Unidade de atuação programática (Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica – PROGESA, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPGI, Centros de Ciências); Representação Docente; Representação de Servidores Técnico-Administrativos e Representação Discente.

Orçamento Participativo – VOTAÇÃO FINAL

 

O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Planejamento e Orçamento (Seplan), convida a população do Território Cerrado Amazônico para participar da Votação do Orçamento Participativo Estadual, no período de 04 de maio a 04 de junho, na plataforma digital www.participa.ma.gov.br  ou nas agências dos Correios de todo o estado.
O Território formado pelos municípios de Açailândia, Amarante do Maranhão, Arame, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Ribeirãozinho, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Sítio Novo, Vila Nova dos Martírios, teve suas propostas definidas pela população durante a Escuta Territorial do Cerrado Amazônico, realizada em Imperatriz, no dia 04 de abril de 2018.
Nesta fase, cada cidadão pode optar pelo formato de votação que melhor lhe atende e ajudar a eleger a proposta que, em sua opinião, melhor contribuirá para o desenvolvimento do seu território. Na votação digital, basta realizar o cadastro de acesso no site com seus dados pessoais e escolher a sua proposta favorita. Na votação presencial, os cidadãos podem se dirigir até uma agência dos Correios, solicitar uma cédula de cartão resposta, preencher com seus dados pessoais, assinalar a proposta desejada, devolver ao correspondente dos correios e pronto! É simples, rápido e gratuito.
No Território Cerrado Amazônico as prioridades indicadas foram: 1 – Fomento à ciência: Bolsas de permanência de estudos no ensino superior (Quilombolas, Indígenas Educação do Campo e assentados) Grupos culturais; Formação continuada e permanente no desenvolvimento à pesquisa; estrutura das universidades; 2 – Criação de Regional da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) nos polos do sul do maranhão com fiscalização. Desenvolvimento de projetos na rede estadual relacionados ao desenvolvimento sustentável, com capacitação com formação técnica do educando e interação com a comunidade; 3 – Reestruturação dos hospitais regionais já existentes.

UEMASUL promove Seminário Avançado: protagonismo, inovação e desafios na docência matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 06 de maio, como forma de homenagem ao matemático, educador e escritor Júlio Cesar de Mello e Souza, também conhecido pelo seu heterônimo Malba Tahan.  Em alusão à data, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão promove nos dias 10 e 11 de maio de 2018, o “Seminário Avançado: protagonismo, inovação e desafios na docência matemática”.

A solenidade de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (10) presidida pelo Vice-Reitor Antonio Expedito Barroso de Carvalho (10). Em seguida foi ministrada a palestra: “Pesquisa em Matemática e formação de professores”, pelo Prof. Dr. Nivaldo Costa Muniz.  O seminário visa refletir sobre a matemática pura e aplicada e ensino da área em sala de aula.

O acadêmico do quinto período de física, Jhonathan Barros, revela que o seminário é uma oportunidade que os estudantes têm para debater e refletir um pouco sobre a área da matemática na docência.  “É uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos em áreas especificas da matemática. Então, é importante esta discussão sobre esta ciência na docência, pois permite que saiamos mais preparados para o mercado, ou seja, para sala de aula”, ressalta.

Para o diretor do Curso de Matemática, Juscimar da Silva, a presença de profissionais reconhecidos nacionalmente estimula os estudantes de ciências exatas, destacando a importância do matemático e a amplitude do mercado de trabalho na área. “O intuito do seminário é romper paradigmas em relação a matemática. Queremos mostrar que é possível fazer pesquisa na área, seguir na carreira da docência e refletir sobre essa ciência. Pois a matemática está em todas as esferas que imaginamos e desejamos”, ressalta Juscimar.

O prof. Dr. Nivaldo Costa Muniz, secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital e palestrante da noite parabenizou a UEMASUL pela iniciativa do seminário, ressaltando a importância da matemática. “É sempre bom trazer essa discussão sobre o papel da matemática, que é antes de tudo e acima de tudo uma linguagem, com qual a gente expressa o universos ao nosso retorno. A matemática é um legado para a humanidade que data até antes mesmo da capacidade humana de se expressar através de palavras, e que faz parte da nossa vida o tempo todo”.

A programação segue hoje à noite (11), com a palestra: “Pesquisa em educação matemática: perspectivas para a formação docente”, ministrada pela  profa. Dra. Dea Nunes Fernandes (IFMA – São Luís).  Após as palestras acontece um momento de interação entre palestrante e ouvintes para perguntas.

UEMASUL torna-se membro da Associação Brasileira de Educação Internacional – Faubai

Criada em 1988, a Faubai, que hoje conta com mais de 250 instituições a ela filiadas, é uma associação que tem como finalidade a internacionalização da educação superior. Nesse sentido, essa associação atua com o objetivo de promover a integração e a capacitação de gestores ou responsáveis por assuntos internacionais de IES brasileiras. Melhor dizendo, a Faubai é a principal plataforma de promoção da educação superior do Brasil em nível mundial.

A conferência anual, considerado o maior evento sobre internacionalização da educação superior da América Latina, é uma das estratégias da Faubai para promover seus associados. Participar da conferência da Faubai afigura-se, pela sua importância, evento obrigatório para qualquer instituição que se preocupe com suas estratégias de internacionalização. A UEMASUL, pela segunda vez consecutiva, participou desse evento, em 2017 em Porto Alegre e em abril deste ano, no Rio de Janeiro.

Para a UEMASUL, segundo o balanço da Assessora de Assuntos Internacionais da instituição, profa. Dra. Edna Sousa Cruz, participar da conferência deste ano, a exemplo do anterior, foi muito positivo.  “Embora a UEMASUL não seja, ainda, muito conhecida no cenário nacional e internacional, o evento além da oportunidade de contato com potenciais parceiros, também permitiu que nossa presença fosse visível. Conversamos e trocamos ideias com autoridades consulares, reitores e pró-reitores, representantes de diversas universidades estrangeiras, algumas muito interessadas em firmar parcerias com a UEMASUL. Por meio dessas oportunidades de networking, estamos prospectando parcerias estratégicas”.

Por entender que a internacionalização é um eixo estruturante no desenvolvimento de toda instituição de ensino superior, a UEMASUL, por meio de sua Assessoria de Assuntos Internacionais, requereu à Faubai filiar-se à entidade, solicitação aceita na Assembleia Geral da associação, realizada no dia 18 de abril último.

A filiação da UEMASUL à Faubai fortalece o projeto de internacionalização da instituição posto a assessoria que ela oferece no que se refere à formação e à divulgação das potencialidades de seus associados junto às agências de fomento, representações diplomáticas e programas internacionais.

Contar com a assessoria da Faubai, significa para a UEMASUL transitar num espaço de aproximação interinstitucional com o intuito de prospectar o desenvolvimento da relação de cooperação da UEMASUL com entidades e universidades nacionais e estrangeiras.

Fonte: Assessoria de Assuntos Internacionais – UEMASUL