SALA DE IMPRENSA

sustentabilidade

VII Semana de estudos florestais debate mudanças climáticas

A programação segue até sexta-feira, dia 4, com palestras, mesa-redonda, apresentação de banners e roda de conversa.


Ascom UEMASUL

O evento promove troca de conhecimentos e discussões técnicas sobre a bioeconomia florestal. Foto: Ascom/UEMASUL.

Com o tema “Mudanças climáticas e bioeconomia florestal: construindo um futuro sustentável” foi aberta nesta terça-feira, 1, a VII Semana de Estudos Florestais (SEF). Organizado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), por meio da direção de curso de Engenharia Florestal. 

Estiveram presentes no dispositivo de honra para abertura, a reitora Luciléa Gonçalves; a vice-reitora Lilian Castelo Branco; o pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alisson Bezerra; o pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Pinheiro; o diretor de centro, professor Tiago Cunha e a diretora do curso, Jaqueline Macedo. A programação da SEF segue até sexta-feira, dia 4, e durante os 4 dias de evento os inscritos irão participar de palestras, mesa-redonda, apresentação de banners e roda de conversa. 

Com o objetivo de gerar trocas de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e palestrantes, promovendo discussões sobre bioeconomia florestal e os impactos gerados no clima geral, serão abordados também a importância de novas tecnologias, projetos de inovação e sustentabilidade, visando contribuir para a formação dos acadêmicos.

Para a professora Patrícia Ferreira, os assuntos abordados contribuirão para futuros debates em eventos que têm como foco o meio ambiente. “O tema bioeconomia e mudanças climáticas têm como foco preparar os alunos para as possíveis discussões que acontecerão nas mesas de conversas da COP30. É importante que os alunos, de qualquer período, tenham um conhecimento básico e opiniões formadas no que se trata mudanças climáticas”.

O acadêmico do segundo período de Engenharia Florestal, Arthur Nascimento, falou sobre a experiência em participar do evento. “O tema é muito importante para nos preparar para a COP, que será um evento fundamental para debatermos não só sobre o meio ambiente no Brasil, mas também mundial. É uma forma de nos conscientizarmos sobre como devemos trabalhar focando na sustentabilidade e no meio ambiente”. 

Realizada este ano no Pará, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um encontro anual onde líderes mundiais, cientistas e organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas. Os principais temas abordados incluem redução de emissão de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, preservação de florestas e biodiversidade e os impactos sociais das mudanças climáticas.

 

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações das jornalistas Mari Marconccine. 
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.