Diretor(a)


Nome: Geovânia Maria da Silva Braga
Email Institucional:
Curriculo Lattes

Perfil Do Curso


O Médico Veterinário deverá estar preparado para defender com princípios científicos e éticos a vida e o bem estar humano e animal. Para tanto, é necessário o aprofundamento do conhecimento no campo humanístico, indispensável ao exercício da cidadania e à conduta ética profissional.

O futuro egresso deverá ter visão prospectiva e ser capaz de enxergar formas alternativas de produção pecuária, fazendo com que espaços rurais sejam produtivos, não se atendo, exclusivamente, às culturas dos animais domésticos. Deverá ainda, exercer atividades atreladas aos aspectos econômicos, procurando aumentar a produtividade e competitividade, assegurando a margem de lucratividade do agronegócio, oferecendo produtos ao mercado com qualidade, dentro dos padrões estabelecidos.

É de responsabilidade do Médico Veterinário conhecer, acompanhar e avaliar todos os elos da cadeia agroprodutiva dos alimentos, desde a produção das matérias primas obtidas de animais sadios, até o seu processamento, com finalidade principal de obter alimentos saudáveis, livres de doenças e atendendo as exigências dos consumidores. Neste aspecto, o profissional deverá ser possuidor de fundamentos básicos de “qualidade total” da composição e das tecnologias empregadas na produção de alimentos e estar apto a lidar no campo da transdisciplinaridade.

Cabe ao Médico Veterinário, a responsabilidade da promoção e proteção da saúde animal, humana e ambiental, tanto no que concerne à produção e qualidade sanitária dos alimentos, bem como na prevenção e controle das zoonoses que causam prejuízos imensuráveis à sociedade. Este profissional deve ser consciente da responsabilidade da produção animal sustentável, evitando qualquer risco potencial ao ecossistema.

O Médico Veterinário atende na prática clínica aos animais em todas as suas modalidades. Em sua atividade, aplica conhecimentos de clínica, cirurgia e fisiopatologia da reprodução com ênfase nos aspectos investigativos e laboratoriais, visando à determinação de agentes e de fatores causais, de diagnósticos e de tratamentos médicos ou cirúrgicos de enfermidades de diferentes naturezas.

Também atua na atenção à saúde animal e à pública, elaborando, executando e gerenciando sistemas de criação, manejo, nutrição, biotécnicas da reprodução e melhoramento genético, atentando ao bem-estar animal. Executa a inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e de seus derivados. Planeja, executa, gerencia e avalia programas em saúde, epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses, do saneamento ambiental, da produção e do controle de produtos biológicos. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.