Universidade Aberta à Terceira Idade forma segunda turma
As aulas iniciaram em abril e ao longo do ano, os mais novos acadêmicos participaram de várias atividades com muita animação e disposição.
A última sexta-feira, 6 de dezembro, tornou-se um dia memorável para os 44 alunos que participaram das atividades do programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE); o dia da tão sonhada formatura, depois de quase um ano de intensas atividades.
“Está sendo uma emoção inexplicável. A gente parece estar revivendo tudo de novo na vida da gente. Foi um novo aprendizado, aprendemos muitas coisas. A gente acha que sabe tudo, mas, não sabemos nada. Também fizemos muitas amizades, brincamos, nos divertimos muito. Me senti uma adolescente”, relatou a formanda Cícera Sebastiana Matos da Silva.
Além dos acadêmicos, familiares e amigos vibraram e se emocionaram durante a cerimônia e entrega dos certificados. Muitos deles realizaram pela primeira vez o tão sonhado curso em uma universidade. “Eu só estudei até o ensino Médio e dizia para mim mesma, um dia eu vou entrar em uma universidade nem que seja para ver a cor das paredes. Era o meu sonho e essa oportunidade foi uma experiência em aprender coisas novas, em adquirir conhecimentos”, falou emocionada, a senhora Maria Gorete Lima de Sousa.
A solenidade contou com a presença da Gestão superior da UEMASUL. A reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves falou sobre a importância da solenidade. “É muito gratificante acompanhar as atividades deste programa tão especial, para uma turma tão cheia de alegria, de energia, de esperança, de vontade de aprender. Os nossos professores, estagiários e bolsistas se empenharam ao máximo em todos os momentos. Ter esses alunos tão especiais em nossas salas de aula, em nossos corredores, em nossos eventos, sempre com tanta alegria, foi um alento para todos nós. Os projetos de extensão se caracterizam pela troca de saberes. E nós, aprendemos com a turma da UATI muito mais mais do que ensinamos para ela”.
As aulas iniciaram em abril e ao longo do ano, os mais novos acadêmicos participaram de várias atividades com animação e disposição, e a Aula da Saudade também foi um momento especial e emocionante.
O programa, criado em 2018, tem o objetivo de promover a integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa a partir de 60 anos. As atividades priorizam as potencialidades do idoso por múltiplas ações, garantindo uma melhoria da qualidade de vida, por meio do acesso aos recursos educacionais e socioculturais existentes na UEMASUL, estimulando o exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades artísticas, corporais, criativas, expressivas e produtivas.
As políticas de extensão realizadas na UEMASUL fazem parte de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da comunidade, proporcionando uma troca de saberes.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |