incentivo à pesquisa

UEMASUL tem seu maior número de bolsas aprovadas junto ao CNPq

As bolsas são políticas de incentivo ao plano de desenvolvimento da pesquisa e inovação na universidade para a consolidação da produção científica

Bolsista Arialdo Júnior e seu orientador, professor Allison Oliveira em premiação na Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL

Em um marco importante para a produção de conhecimento no Maranhão, a UEMASUL celebra o aumento substancial em seus investimentos em pesquisa. Com a divulgação dos resultados das chamadas para bolsas do CNPq, a universidade conquistou, pela primeira vez, 5 novas bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de manter as 15 bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e aumentar para 8 o número de bolsas de Iniciação Científica Jr. (PIBIC Jr). Esse resultado representa um crescimento significativo em relação aos anos anteriores e consolida a UEMASUL como um importante polo de produção científica no estado.

O Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira, conta que esse é o maior número de bolsas aprovadas na história da UEMASUL junto ao CNPq. “Tal resultado positivo se deve a reestruturação das políticas institucionais de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que tem possibilitado melhor competitividade institucional junto as agências de fomento. Este resultado demonstra que a UEMASUL está no caminho certo, buscando formas de aumentar as oportunidades para os estudantes em diversos níveis. ” Aponta.

Além de congressos regionais e nacionais, a Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL é um dos eventos anuais em que os pesquisadores da universidade expõe os resultados de suas pesquisas. Foto: Ascom/UEMASUL

Um dos acadêmicos que teve sua vida transformada a partir da política de bolsas é Arialdo Júnior, discente do 4° período do curso de Licenciatura em Geografia da UEMASUL. Natural de Montes Altos e residindo em Lageado Novo quando passou no vestibular, há 142 km de Imperatriz, ele não tinha condições de se manter na universidade. Arialdo conta que sua relação com as bolsas e auxílios da UEMASUL é um caso de superação, mas, ao mesmo tempo, uma prova de como a universidade pode ser um divisor de águas na vida do aluno que se dedica.

“Decidi morar em Imperatriz para me dedicar 100% ao curso e, como a maioria dos jovens do interior do Maranhão, minha renda era mínima e meus pais pobres. Por cerca de 5 meses eu comi apenas no Restaurante Universitário e vivi pelos corredores da universidade. Quando os professores souberem do meu caso, se mobilizaram e me ajudaram com as documentações para a solicitação de auxílios estudantis.”

Após a segurança financeira dos auxílios moradia, refeição e transporte, para garantir a permanência do estudante, ele passou a desenvolver pesquisas científicas: “Após esse primeiro momento, o professor Dr. Allison Oliveira me deu a oportunidade de participar do PIBIC sob sua orientação e, assim,  meus horizontes no curso se alargaram devido à pesquisa. Além do auxílio financeiro, esse suporte é como um propulsor de nossa vida acadêmica. Por essa razão eu não desisti do curso.  Hoje almejo mestrado e doutorado, graças às bolsas e auxílios que me permitem residir em Imperatriz, pagar minhas contas e me alimentar cotidianamente.”

A universidade trabalha com três cotas de bolsas: UEMASUL, Fapema e CNPq. O investimento em bolsas de pesquisa com cotas UEMASUL  tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a Coordenação de orçamentos e finanças (COF/PROPLAD/UEMASUL), o valor destinado ao PIBIC saltou de R$ 100.400,00 em 2020 para R$ 492.500,00 em 2023, quase quatro vezes maior do que em 2020. O PIBITI também registrou um crescimento significativo, passando de R$ 7.600,00 em 2021 para R$ 68.500,00 em 2023, valor mais de oito vezes maior do que investido em 2021.

Com esse aporte financeiro, os alunos bolsistas podem dedicar mais tempo aos seus projetos de pesquisa, adquirindo conhecimento e habilidades essenciais para a carreira acadêmica e profissional. Além disso, as pesquisas desenvolvidas contribuem para a solução de problemas relevantes para a sociedade e para o desenvolvimento regional. Todos os anos a universidade promove a Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), evento onde os bolsistas expõe para a comunidade o resultado de suas pesquisas desenvolvidas ao longo do ano. Esse ano, a SAPIENS acontecerá entre os dias 6 e 8 de novembro com o tema: “Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial no espaço acadêmico.”

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.