SALA DE IMPRENSA

RECONHECIMENTO

UEMASUL recebe o Selo ODS Educação

A certificação é em reconhecimento às ações de 15 projetos de extensão desenvolvidos na instituição, que geraram 16 impactos positivos alinhados aos ODS.


Ascom UEMASUL

 

São 17 ODS que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo, entre eles, a Educação de qualidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

A UEMASUL recebeu o Selo ODS Educação em cerimônia realizada na última quinta-feira, 20, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.  A certificação é em reconhecimento às ações de 15 projetos de extensão desenvolvidos na instituição, que geraram 16 impactos positivos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estiveram presentes, para receber a honraria, a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e o pró-reitor da Pró-Reitora de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), professor José Milton Lopes Pinheiro, entre outros líderes de 74 instituições de ensino de todo o Brasil.

A reitora falou sobre a importância do reconhecimento para a instituição. “Essa certificação é resultado do trabalho da PROEXAE e mostra a preocupação da UEMASUL com o desenvolvimento sustentável e com práticas que melhoram a qualidade de vida. É uma grande alegria saber que nossos projetos impactam e auxiliam no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade”.  

74 instituições de todo o país, entre públicas e privadas, receberam a certificação. Foto: Ascom/UEMASUL.

 

O Selo Social ODS Educação é um programa que valoriza iniciativas educacionais que impactam positivamente o ODS 4, voltado à educação de qualidade.  Durante o evento foram exibidos dados dos projetos que foram cadastrados na plataforma. Foram 1.939 projetos de impacto aprovados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e certificadas 26 universidades e institutos federais, 10 universidades estaduais, 24 instituições privadas e comunitárias e 14 centros, colégios e escolas.

“A certificação mostra o compromisso da UEMASUL com uma educação sustentável e mostra ainda, a força dos nossos projetos de extensão, que nos credenciaram a ser uma das 10 universidades estaduais do país a receber essa certificação”, pontuou o pró-reitor.

Foram contemplados os projetos de extensão: Alfabetização tecnológica para jovens e adultos; Falando de doação de sangue para salvar vidas: gotas de vida e amor; Papo de menina; Imperatriz arqueológica, territórios de memória: conexões patrimoniais com as escolas da educação básica do município de Imperatriz e o museu CPAHT; De mulher para menina – ensino de modelagem e impressão 3D para meninas do ensino médio da rede pública de Açailândia-MA; Brinquedoteca hospitalar: um espaço lúdico e interativo para crianças hospitalizadas em Açailândia-MA;  Meu velho amigo: promoção de cuidados à pessoa idosa por meio da literatura, saúde, música, jogos matemáticos e etnobotânica; Laços de afeto – palhaçoterapia como promotora de saúde pública; Educar para prevenir: Maria da Penha vai à escola; Cursinho popular; SBV para todos; Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI; Seniors, Let’s Learn English? (Idosos, vamos aprender Inglês?); Ambulatório Veterinário Social; Saber mais ler e escrever – VIII.

A cerimônia deste ano reuniu 74 instituições de todo o país no Rio de Janeiro. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Selo Social é um programa de desenvolvimento que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. A iniciativa reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Com a certificação pelo SELO ODS EDU, a instituição passa a ter dados divulgados na plataforma online para inspirar outras instituições a se cadastrarem e realizarem projetos que vem ao encontro do alcance das metas da Agenda 2030.

São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação. Além dos objetivos, também são propostas 169 metas que devem ser atingidas no período de 2016 a 2030.

 


Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.