UEMASUL realiza ciclo de palestras do Programa English Language Fellow
Com mais de 90 inscritos, evento foi aberto ao público e teve presença de profissionais atuantes na rede de ensino.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, por meio do curso de Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, realizou nos dias 06, 07 e 08 de Maio, o ciclo de palestras “Teaching and learning english! Let’s talk?”. O evento, com a Professora Wanda Walker, membro do programa English Language Fellow (professor especialista em língua inglesa), teve por objetivo fortalecer o ensino da língua inglesa em diferentes contextos.
A UEMASUL foi a única universidade do Maranhão selecionada para participar do programa. O evento foi possível graças à parceria que a universidade estabeleceu com a embaixada americana e com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), que irá viabilizar professores estrangeiros para auxiliar em diversas atividades dentro da universidade, na formação de professores de língua inglesa e também no fortalecimento do curso.
Com mestrado em Linguística e foco no treinamento de professores, Wanda Walker trabalha em sala de aula há mais de 20 anos e atualmente ensina professores e formandos a tornar o ensino de Língua Inglesa mais dinâmico e prazeroso. A Assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, professora Edna Souza Cruz, ressalta a importância desse tipo de evento para os alunos do curso e profissionais atuantes. “Na nossa região não existe uma formação continuada para esses profissionais de língua estrangeira (inglês), e aqui nós podemos perceber a empolgação e o quanto eles se sentem valorizados com ações desse tipo”.
Com dinâmicas e práticas de conversação, o evento foi encerrado com o Café com Idiomas, que promove momentos diferentes da rotina no curso, como explica Petter Alyson, 18 anos , estudante do 5º período de Letras – Inglês: “Como a professora é americana e tem o inglês como sua primeira língua, foi totalmente eficaz esse convívio e me trouxe muito mais proximidade com a cultura, pois ela nos ensinou como aprendeu também. Foi uma troca bastante rica”.
Com mais de 90 inscritos, o evento foi aberto ao público e teve presença de profissionais já atuantes na rede de ensino, a exemplo da professora Paula Marques. “É sempre bom procurar eventos que tratem da dinâmica em sala de aula e principalmente se tratando de língua estrangeira. Vim à convite de uma amiga e estou levando muita coisa nova”.
Avançando cada vez mais no processo de Internacionalização, a UEMASUL tem se destacado das demais universidades da região. “Temos o projeto das ETA’s, agora mais esse de especialização com a Wanda Walker. Dessa forma nós estamos conseguindo consolidar o nome da nossa universidade tanto nacionalmente como internacionalmente.” reitera a assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, Edna Sousa Cruz.