Calouros e veteranos são recepcionados pela Universidade
No intuito de acolher e familiarizar os estudantes no ambiente universitário, a instituição realizou a abertura da III Semana do Calouro.
O início do primeiro semestre letivo de 2018 marca um importante ciclo para a Universidade Estadual da Região Tocantina. Há um ano, com a aula Inaugural promovida pela reitoria, começavam oficialmente as primeiras aulas da UEMASUL. E, no intuito de acolher e familiarizar os estudantes no ambiente universitário, a instituição promoveu nesta segunda-feira (05) a abertura da III Semana do Calouro. Nos três turnos no campus Imperatriz, e no turno noturno do campus Açailândia, foram ministradas aulas magnas com a participação de convidados em uma programação que segue até a sexta-feira (9).
Em Imperatriz, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, ministrou a aula com o tema: A educação como agente de transformação social. “Temos que pensar que tipo de educação que nós queremos. Se é uma educação transformadora, que busque acabar com as violências, como a violência social que é a maior de todas, ou se é uma educação que serve meramente para produzir riqueza material”, destacou o secretário, que é aluno egresso do antigo CESI/UEMA. Além do secretário, as professoras Fabrícia Carvalho, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, e Magali Nascimento, da FAPEMA, também proferiram palestras no campus Imperatriz.
Durante a abertura do evento, a reitora Elizabeth Nunes Fernandes reiterou o compromisso da gestão superior com o fortalecimento e com a expansão da UEMASUL e deu boas-vindas a todos os estudantes. “A UEMASUL de hoje é a concretização de um sonho antigo e hoje, a presença de vocês aqui faz com que a gente sonhe cada vez mais alto, com outros horizontes”, disse.
Em Açailândia a atividade reuniu estudantes dos quatro cursos oferecidos no campus, e entre eles estava o Sérgio Estevão, calouro do curso de Gestão Ambiental. “Na verdade, eu sou o primeiro da minha família a entrar em uma universidade. Moro em Itinga e sou de família humilde, então a expectativa para iniciar as aulas estava a maior possível. Espero me sair bem no curso e me sentir acolhido pela universidade em um evento como esse é fundamental para começar com o pé direito”, afirmou o estudante.
OBRAS
Em Imperatriz, a programação contou com a entrega da Biblioteca João do Vale para a comunidade acadêmica, depois das obras de reforma e da readequação das mobílias; e com o anúncio da ampliação do auditório, feita pelo secretário Clayton Noleto.
Já o campus Açailândia, que atualmente passa por reformas, também receberá uma intervenção da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SINFRA). A proposta é construir um novo bloco com salas de aula e laboratórios para contemplar os quatro cursos do campus.