parceria

UEMASUL passa a fazer parte da rede UniSustentável

A Rede tem os objetivos de promover ambientes de cooperação e troca de experiências em ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, com enfoque no desenvolvimento sustentável.

25 instituições de todo o país fazem parte da rede e as reuniões são realizadas de forma remota. Foto: Ascom/UEMASUL.

No último dia 3 de julho, a universidade passou a fazer parte da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). A Rede foi lançada em setembro de 2023, na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande – MS, e até o momento possui 25 membros.

A reunião de boas-vindas, que ocorreu de forma remota, contou com a participação da coordenadora da Rede UniSustentável, professora Rosamaria Moura Padgett. Durante a reunião também foram apresentados os objetivos e funcionamento da rede e a formação de grupos de trabalho.

A Rede tem os objetivos de promover ambientes de cooperação e troca de experiências em ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação, com enfoque no desenvolvimento sustentável; promover canais de divulgação de boas práticas; fortalecer a participação das instituições em redes internacionais que fomentem o compromisso com a sustentabilidade; fortalecer a promoção da sustentabilidade no ambiente universitário e em toda a sociedade.

A UEMASUL tem como representante titular a professora Aichely Rodrigues da Silva, e como suplente, o professor Marcelo Francisco da Silva. “Como uma universidade jovem, a UEMASUL terá a apoio da rede para a construção e implementação de práticas sustentáveis para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030. A comunidade acadêmica precisa se conscientizar que qualquer produção de conhecimento e em qualquer área tem uma responsabilidade social, produz impactos e pode colaborar para a transformação de um mundo mais justo e sustentável”, afirmou a professora Aichely.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazem parte da Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas tenham qualidade de vida em todo o planeta. São 17 objetivos e 169 metas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Até o momento, fazem parte da UniSustentável 25 instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, Unigran, Universidade Federal de Santa Maria, A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade de Taubaté (UNITAU), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Veiga de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Grupo Educacional Integrado, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Catarinense (IFC).