SALA DE IMPRENSA

literatura

UEMASUL participa de dossiê sobre resistência e diversidade na literatura

O dossiê irá enfatizar a importância da virada decolonial ao estimular elaborações teóricas por meio da insurgência de povos colonizados, e que buscaram reelaborar suas histórias.


Ascom UEMASUL

Serão priorizados artigos que ampliem as discussões em convergência com as diferentes literaturas como: indígena, afrocentradas, feminina, LGBTQIAPN+, entre outras. Foto: Ascom/UEMASUL.

A professora Dra. do curso de Letras, Língua Portuguesa e literaturas de Língua Portuguesa, campus Imperatriz, Mônica Assunção Mourão, juntamente com o professor Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT) e professora Dra. Betania Oliveira Barroso (UFMA), é uma das organizadoras do dossiê: “O ensino de literaturas como espaço de resistência: diálogos insurgentes decoloniais”, da revista EntreLetras.           

“Fazer parte do Dossiê temático e em parceira com duas IES públicas e federais é algo que fomenta ainda mais a pesquisa na UEMASUL. Essas parcerias se tornam relevantes no que tange à valorização daquilo denominado como sentimento de pertença bem como a valorização das produções acadêmicos-científicas desenvolvidas também fora do eixo sul/sudeste”, afirmou a professora Mônica.

O dossiê irá enfatizar a importância da virada decolonial ao estimular elaborações teóricas por meio da insurgência de povos outrora colonizados, e que, no processo de rupturas geopolíticas e de consciência, buscaram reelaborar as suas histórias, literatura e outros segmentos da cultura, consequentemente, buscando construir suas próprias identidades e perpetuá-las.  Serão priorizados artigos que ampliem as discussões em convergência com as diferentes literaturas como: indígena, afrocentradas, feminina, LGBTQIAPN+ e do testemunho em interface com o ensino.

A revista EntreLetras é um periódico científico quadrimestral vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). Criada em 2010, são recebidos trabalhos originais em português, inglês, espanhol e francês a partir de chamadas para dossiês temáticos e edições atemáticas, organizadas por seções: Dossiê, Temas Livres, Entrevistas, Resenhas, Ensaios e Produção literária. 

Todo o conteúdo da revista é disponibilizado gratuitamente para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou usar para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

O último dossiê publicado “Nuances do Protagonismo Feminino Afro-Brasileiro e Afro-Caribenho na Literatura Contemporânea” reúne 13 artigos que discutem a produção literária das escritoras afro-brasileiras e caribenhas com particular enfoque na construção das personagens negras. 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.