biomas do Brasil

UEMASUL participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com mais de 30 participantes, a universidade apresentou pesquisas e projetos em evento que reuniu importantes instituições para discutir a diversidade e as tecnologias sociais nos biomas brasileiros.

No estande foram apresentados projetos de pesquisas e de inovações desenvolvidos pelos alunos e professores da instituição. Foto: Ascom/UEMASUL

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a UEMASUL participou da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em São Luís. A universidade enviou uma equipe com mais de 30 participantes, incluindo alunos, professores e servidores, e marcou presença com estandes, apresentações de projetos de pesquisas e inovações desenvolvidas pela comunidade acadêmica. Participaram  alunos e professores  dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Química.

A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora Luciléa Gonçalves; da secretária adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Hermeneilce Wasti; do presidente da Fapema, Nordman Wall; da secretária adjunta de Estado da Educação (Seduc), Jandira Dias; além dos reitores da UEMA, Walter Canales, e do IEMA, Cricielle Muniz, entre outras autoridades.

A edição deste ano teve como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Foto: Ascom/UEMASUL

Para Yuri Nascimento, acadêmico de Engenharia Agronômica, o evento foi uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido na universidade. “Minha participação foi bastante dinâmica, compartilhando conhecimento e aprendendo com outros projetos. Na exposição, junto com a equipe do laboratório de Irrigação, hidráulica e hidrologia, apresentei dois equipamentos frutos de pesquisa científica: o tensiômetro e o carneiro hidráulico, ambos com melhor custo-benefício em comparação a projetos anteriores”, destacou o estudante.

A programação científica incluiu palestras como “Diversidade e estado do conhecimento sobre microparasitas eucariotos em peixes da região tropical brasileira”, ministrada pelo professor de Ciências Biológicas, Marcelo Silva. O acadêmico Yuri Nascimento também apresentou a palestra “Os botos do rio Tocantins – embaixadores da biodiversidade e saberes tradicionais”.

O professor de Medicina Veterinária, Diego Carvalho Viana, participou da exposição literária com o lançamento do livro “Pescando conhecimento? Perspectivas para o pescado do Maranhão e Brasil”. Alunos da UEMASUL também participaram da apresentação de banners e da mostra científica, divulgando as pesquisas desenvolvidas nos cursos e projetos da instituição.

José Geraldo Pimentel Neto, coordenador de Criação e Inovação, destacou a relevância da participação da universidade no evento: “A UEMASUL esteve presente ativamente, contribuindo para a divulgação científica e das inovações desenvolvidas na nossa região, e fortalecendo o avanço da ciência no estado.”

Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, o evento discutiu o papel transformador das tecnologias sociais na criação de projetos inovadores dentro do sistema de ciência, tecnologia e inovação. Além da UEMASUL, outras instituições como UEMA, IEMA, UFMA, IFMA, Seduc e parceiros como Secti e Fapema participaram desta grande iniciativa de popularização da ciência.