Pós-graduação

UEMASUL oferta até sete vagas para a primeira turma de doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

O prazo para inscrições no processo de seleção será de 6 a 30 de setembro. As solicitações de isenção da taxa podem ser feitas até o dia 30 de agosto.

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), publicou o edital nº 02/2024-PPG-BIONORTE/UFPA, para o processo de seleção de acadêmicos, destinado ao preenchimento de 187 vagas do curso de doutorado. Do total de vagas, sete serão destinadas à formação da primeira turma de doutorado da UEMASUL. A universidade passou a integrar a rede em março deste ano, conta com 18 instituições e presença em nove estados, em março deste ano.

As inscrições estarão abertas de 6 a 30 de setembro de 2024, com taxa de R$ 155,00. O prazo para solicitação de isenção da taxa encerra no dia 30 de agosto. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no portal Bionorte, onde os candidatos deverão preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. As aulas terão início no dia 10 de março de 2025.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital, que pode ser consultado aqui. É importante destacar que o curso é presencial e exige dedicação integral do aluno. A duração do curso é de até 48 meses

O programa oferece uma excelente oportunidade para pesquisadores interessados em aprofundar seus estudos nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia. Os candidatos poderão escolher entre uma das três linhas de pesquisa oferecidas pelo programa, situadas em duas áreas de concentração: Biodiversidade e Conservação; Biotecnologia.

Bionorte

A rede Bionorte iniciou a sua primeira turma em 2012 e atualmente conta com mais de 500 doutores formados e aproximadamente 400 matriculados. Na última avaliação quadrienal da CAPES, o curso recebeu conceito 5, uma nota considerada ótima, em uma escala de vai de 1 a 7.  No Maranhão já participam da rede, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade CEUMA. Com a adesão da UEMASUL, o programa passa a atender também o interior do Estado, em especial, a região Tocantina.

Mais informações:

Para obter mais informações sobre o processo seletivo, as linhas de pesquisa e os requisitos para inscrição, os interessados podem acessar o site do PPG-BIONORTE ou entrar em contato com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPGI)

propgi@uemasul.edu.br

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.