educação

UEMASUL marca presença no 10º CONEDU em Fortaleza com mais de 100 acadêmicos

Com investimento em Auxílio Eventos, a universidade amplia oportunidades para os alunos.

A participação em eventos científicos possibilita integração de conhecimentos adquiridos em sala de aula, com as novas percepções obtidas em atividades extracurriculares. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) mais uma vez se destacou na cena acadêmica nacional ao participar da 10ª edição do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza, Ceará. Com o tema “Contrastes, diversidade inclusiva: A educação no próximo decênio”, o evento propôs um debate sobre os desafios e as oportunidades da educação nos próximos anos.

A instituição enviou dois ônibus com mais de 100 acadêmicos, que apresentaram os resultados de suas pesquisas em diversas modalidades. Os estudantes contaram com o Auxílio Eventos para custear despesas como transporte, alimentação e hospedagem, o que possibilitou a participação de um número significativo de alunos.

A acadêmica e pesquisadora do curso de Letras Português, Maria Eduarda Vilas, comentou sobre sua experiência no 10º CONEDU: “Foi o meu primeiro congresso fora de Imperatriz. Ainda não tinha tido a experiência de participar de um evento assim como bolsista. É ainda mais incrível saber que a universidade pode nos auxiliar tanto com a viagem, por conta do ônibus, quanto com o auxílio financeiro que recebemos. O evento foi incrível e me motiva a continuar levando os projetos para mais lugares.”

O programa de Auxílio Eventos tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de participação dos alunos em eventos científicos e para fortalecer a pesquisa e a extensão na UEMASUL. O Pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor José Milton, ressaltou o investimento de mais de 360 mil reais em Auxílio Eventos e o reajuste dos valores, que estavam defasados desde 2017. A partir de 2023, o auxílio para eventos no Maranhão passou de 300 para 600 reais, enquanto para outros estados o valor aumentou de 780 para 950 reais. Eventos no exterior passaram a contar com um auxílio de 1.400 reais.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves, fez um retrospecto da participação da Universidade em eventos como o CONEDU nos últimos anos. “Em menos de 2 anos, contribuímos com a presença de 470 alunos em eventos acadêmico científicos e esportivos, realizados em mais de 20 municípios em 15 estados brasileiros. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a formação de nossos alunos e com a melhoria da educação no Maranhão”, destacou a reitora.

Também participaram do evento, pela primeira vez, dois acadêmicos do Programa Caminhos do Sertão, Silas Viana, do curso de Letras, e Maurílio Bandeira, do curso de Ciências Biológicas, ambos da Unidade Avançada de Porto Franco. Para os pesquisadores, a participação no CONEDU foi um marco em suas trajetórias acadêmicas. “Minha experiência no CONEDU foi excelente, com grandes aprendizados e compartilhamento de saberes. Com certeza foi uma grande contribuição para minha vida acadêmica”, afirmou Maurílio Bandeira. Silas Viana, por sua vez, expressou sua emoção ao representar Porto Franco e o Programa Caminhos do Sertão em um evento de grande porte: “É um privilégio muito grande. Eu estou em êxtase, muito emocionado porque eu acredito que ganhei um capital cultural e educacional muito grande com essa participação”.

O congresso, que acontece todos os anos em uma capital diferente, é considerado o maior de sua área no Brasil, e em 2025 acontecerá em Recife, Pernambuco. O coordenador do CONEDU, Allyson Veiga, agradeceu a participação da UEMASUL e destacou a importância da parceria entre as instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento da educação brasileira. “A UEMASUL tem sido uma parceira fundamental do CONEDU, trazendo para o evento a diversidade e a riqueza da região nordestina. Esperamos contar com a participação da universidade na próxima edição, em Recife”, afirmou Veiga.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Giuliana Piancó Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.