UEMASUL inicia semestre 2022.1 com aulas presenciais em todos os campi
O momento do retorno das atividades tão aguardado pela comunidade acadêmica foi marcado por uma semana de acolhimento com muita emoção, abraços, música e alegria.
Após dois anos de atividades remotas, em função da pandemia da Covid-19, os acadêmicos e acadêmicas da UEMASUL retornaram na segunda-feira (2) para as aulas presenciais de graduação nos três campi, Açailândia, Estreito e Imperatriz. A programação de acolhimento organizada pela pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROGESA), teve início pela manhã e foi desenvolvida também nos turnos da tarde e da noite. Os estudantes foram recepcionados pela gestão superior da universidade, pelos professores e professoras. O início do semestre teve música, palestras, abraços e muita alegria. Um momento que foi aguardado com muita expectativa por toda a comunidade acadêmica.
“A sensação neste momento é inexplicável. Foram dois anos de pandemia e fizemos só o início do primeiro período do curso. Agora é aproveitar os dois anos que ainda tenho aqui na universidade. Hoje é como se fosse o primeiro dia novamente”, falou emocionada a acadêmica Beatriz Conceição Silva Moura , do quinto período de Pedagogia.
A acadêmica do quinto período do curso de História, Maria Eduarda Lindoso Silva Porto, começou os estudos em 2020, durante a pandemia. Maria Eduarda não chegou a ter nem um mês completo de aulas presenciais. “Para quem ainda não teve a oportunidade de vivência na universidade, o retorno das aulas presenciais toma o lugar do primeiro dia de aula, na verdade, é como um segundo primeiro dia de aula depois de tanto tempo de distanciamento. Para os alunos que não puderam ter a oportunidade do dia a dia no espaço físico da universidade, o contato direto com os colegas e professores, essa volta às aulas significa justamente a chance de viver todas as experiências que a pandemia nos privou”, falou entusiasmada.
As aulas presenciais foram suspensas em 2020 por meio da Resolução 108/2020 CONSUN/UEMASUL, contendo todos os procedimentos que foram adotadas para o cumprimento dos calendários acadêmicos de forma remota. Além da situação epidemiológica se mostrar favorável na região, outras razões justificam a volta ao presencial, como por exemplo, os laços de convivência entre docentes, estudantes e colegas de trabalho. Na última reunião do Conselho Universitário foi aprovada a resolução nº 171/2022 que Estabelece as Diretrizes Educacionais para o retorno presencial dos cursos de graduação da instituição.
“Preparamos uma recepção que pudesse recarregar toda a energia perdida durante o tempo de distância, conectados apenas pelo virtual, e estamos prontos para iniciar o semestre letivo com muita garra. Desejamos um bom retorno a todos, que sejam felizes aqui, que estudem muito, porque o Maranhão precisa de bons profissionais, e estamos preparados para oferecer a formação plena que precisam” , reiterou a reitora, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.
Na terça-feira, (3), as atividades de acolhimento, com a presença da gestão superior ocorreram no Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras, campus Estreito. Os estudantes chegaram animados no campus, que foi inaugurado poucos dias antes da quarentena obrigatória. A acadêmica Agna Eduarda, do curso de Engenharia Agronômica estava muito feliz pela oportunidade de enfim, estudar presencialmente com os colegas. “A expectativa é que tenhamos muitas aulas práticas, e o sentimento é de alegria por reencontramos colegas e professores, acessarmos a biblioteca, pegar nos livros físicos, realizar seminários. No ensino remoto tivemos algumas dificuldades, e devemos valorizar cada minutinho agora na universidade. Temos vários projetos que sairão da teoria para a prática. A sensação é de felicidade e gratidão à UEMASUL por todo o cuidado para esse retorno com segurança, inclusive exigindo o passaporte vacinal”.
Na quarta-feira ( 4), o momento especial de acolhimento ocorreu no Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras, campus Açailândia, com a presença da Gestão Superior, diretor de centro, professores e professoras. Os estudantes retornaram com muita alegria e disposição. O acadêmico de Engenharia Civil, Sandriel Lima Nascimento, primeiro bolsista de Iniciação Científica do campus falou sobre a importância das aulas presenciais. ” Estou muito feliz com o retorno presencial, depois do período pandêmico. Minhas expectativas são muito boas. Todos devem aproveitar para absorver o máximo dos professores, além das aulas, e realizar pesquisas e publicações de trabalhos”, afirmou.
A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante, falou sobre o momento de retorno às aulas. “O retorno ao presencial é um momento muito esperado pela comunidade acadêmica da UEMASUL. Depois de dois anos em contexto de pandemia, essa retomada das atividades é necessária, uma vez que a universidade não se resume a aulas teóricas ministradas em formato remoto. A universidade envolve vivências e convivências que fomentam aprendizagem, pesquisa e integração com a sociedade. O que desejamos é que todos se sintam acolhidos e que tenhamos um período letivo de ressignificação das maneiras de pensar, viver e conhecer o mundo pós pandemia.”
O retorno às salas de aula também marca o início das atividades no novo prédio adquirido e entregue pelo Governo do Estado no ano de 2021. As instalações passaram por adequações para abrigar três centros de ensino: Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT); Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS). A Unidade II, localizada em frente ao prédio atual, atende o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê diretrizes de expansão da instituição, contribuindo para o desenvolvimento regional, ampliando a estrutura física existente e reforçando a expansão e consolidação da educação superior no Maranhão.
Para ter acesso às dependências da universidade, os estudantes precisaram comprovar o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O comprovante de vacinação foi exigido como parte da documentação durante as matrículas e rematrículas da comunidade acadêmica e faz parte dos protocolos de biossegurança adotados pela universidade, além do uso de máscaras, não aglomeração e higienização frequente das mãos. O Comitê e Monitoramento e Avaliação (CMA) da UEMASUL foi criado para fazer a prevenção e monitoramento da doença na universidade. O CMA continuará a avaliar e fiscalizar os protocolos exigidos para a segurança da comunidade acadêmica.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |