UEMASUL inicia a entrega de chips para estudantes e professores
O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital visa minimizar as barreiras, garantindo o acesso à internet aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e também para o corpo docente da instituição.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), conforme Edital Nº 39/2020 – PROGESA, iniciou o processo de entrega dos chips aos estudantes da instituição hoje (09), nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, de acordo com a primeira lista publicada. O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital visa minimizar as barreiras, garantindo o acesso à internet aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e também para o corpo docente da instituição. Ao todo, estão sendo disponibilizados 3 mil chips SIM CARD com tecnologia 3G/4G, sendo 1.800 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 30 GB; e 1.000 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 50 GB e 200 chips disponíveis para os docentes.
A entrega dos chips de 30 GB é feita por ordem alfabética, no campus correspondente à inscrição e a entrega dos chips de 50 GB serão realizadas por situação de prioridade declarada no ato de inscrição. Os docentes estão recebendo os chips nos seus respectivos centros de lotação desde a última terça-feira (08).
A acadêmica Beatriz Almeida David, do 3º período de Pedagogia da UEMASUL, foi contemplada pelo edital e faz parte da primeira lista de estudantes aptos a receberem o chip. Ela acredita que este método, além de inovador, vai garantir o acesso às aulas de forma mais abrangente. “Infelizmente nem todos os alunos tem acesso a internet. E quando tem, às vezes, é emprestado dos vizinhos ou coisa do tipo, o que torna difícil o acesso. Então é de grande relevância esse auxílio”, ressalta.
A criação do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital faz parte das ações do novo Calendário Acadêmico 2020, conforme Resolução nº 108/2020 – CONSUN/UEMASUL, atendendo à necessidade de manutenção das políticas de ações afirmativas e de inclusão que prescrevem o acesso e a permanência nas universidades públicas. A Resolução também estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais, em virtude da situação de pandemia do novo Coronavirus (SARS-CoV-2).
Sobre o processo de garantia do acesso às aulas remotas por todos os estudantes da UEMASUL, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício, professora Flaviana Oliveira de Carvalho, explica que “a iniciativa de universalizar a distribuição dos SIM CARD de internet partiu do compromisso da UEMASUL em conceder apoio para que docentes e discentes tenham melhores condições de acesso ao ensino remoto. Constituiu-se uma Comissão que conduziu todo o processo, desde o monitoramento da adesão, contato com os estudantes e sistematização da entrega”, finaliza.
No campus Imperatriz, a entrega está sendo realizada em quatro setores:
– Museu
– Protocolo Geral
– Secretaria Acadêmica
– Prefeitura do Campus
Nos campi Açailândia e Estreito, a entrega ocorre nas secretarias acadêmicas.