Campus Açailândia forma primeira turma de Pedagogia
Cerimônia marcou início de um novo ciclo para os 22 novos profissionais.
Na noite desta quinta-feira, 25, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Açailândia, por meio da Pró-reitoria de gestão e sustentabilidade acadêmica realizou a cerimônia de outorga de grau da primeira turma do curso de Pedagogia. Ao todo, 22 novos profissionais receberam o grau na solenidade realizada no Teatro Municipal da cidade.
Marcado por muita emoção, o momento contou com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves; da pró-reitora de Gestão e sustentabilidade acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante; do pró-reitor de Planejamento e administração, professor José Sérgio de Jesus Salles; do pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro, além de convidados, familiares e amigos dos formandos.
O recém-formado Ruan Pablo Sousa das Neves falou sobre a emoção e a responsabilidade de fazer parte da primeira turma. “Me sinto feliz em dizer que todos os formandos hoje são capazes de atuar na área. A nossa profissão é muito bonita, porque ela forma todas as outras profissões. Não existe um profissional que nunca passou por um professor e, todos nós tivemos uma formação filosófica, psicológica e didática para atuarmos. Então, eu afirmo que todos aqui hoje tem capacidade de mostrar para a comunidade o que a universidade pode nos proporcionar”.
A reitora Luciléa destacou a importância da instituição na formação dos profissionais que atuarão na área da educação. “É muito significativo para a UEMASUL poder formar professores que vão atuar na educação infantil, na educação básica e, de modo geral, na educação superior. Mais uma vez, a instituição cumpre com seu papel social nesse quesito tão necessário, que é formar professores”. A professora Márcia Suany Dias Cavalcante afirmou que “o curso de licenciatura e a pedagogia tem esse diferencial porque cuida da formação de pessoas desde o início da trajetória educacional, muitas vezes cumprindo um papel extensivo a família porque o pedagogo acaba por educar não só os conteúdos formais, mas também, os conteúdos da vida”.
A cerimônia de outorga de grau, que representou o início de uma nova jornada para os profissionais que iniciaram a graduação em 2020, quando a primeira turma ingressou, também finalizou a temporada de colações do semestre 2023.2.
Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |