Universidade promoverá curso de extensão sobre o Golpe de 2016
O curso com duração de 60 horas é gratuito e contará com certificação ao final.
A oferta pela Universidade de Brasília (UnB) da disciplina optativa “O golpe de 2016 e o futuro da democracia do Brasil” provocou uma grande polêmica ao expor uma outra faceta deste processo político que vive nosso país. Ministrada pelo professor Luis Felipe Miguel, a matéria desagradou o Ministro da Educação, Mendonça Filho, que tem procurado meios de censurar a oferta da disciplina.
Em solidariedade ao Prof. Luis Felipe Miguel, diversas universidades começaram se manifestar e ofertar a disciplina e atividades acadêmicas correlatas. Em Imperatriz, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão participará deste movimento oferecendo a atividade como um curso de extensão”.
A atividade é organizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, por meio da Divisão de Extensão e conta com o apoio do curso de História. “Temos o apoio também da Universidade Federal do Maranhão e da Faculdade Santa Teresinha, por intermédio de professores que também ministrarão módulos dentro do curso”, afirmou o Prof. Fabrício Nascimento de Moura, responsável pela iniciativa, que completou: “Apesar de ser um curso de extensão, vamos usar a mesma ementa da disciplina ofertada na UnB”.
O curso terá duração de 60 horas, será gratuito e com certificado ao final. As aulas serão aos sábados das 8h às 12h, iniciando em 7 de Abril e com previsão de término para junho. Serão ofertadas 100 vagas e as inscrições serão realizadas on-line, no site da UEMASUL (www.uemasul.edu.br). Basta preencher e levar o comprovante no primeiro dia de aula.
JÁ SÃO MAIS DE 20
Sobe para 24 o número de universidades brasileiras que estão oferecendo cursos sobre o Golpe de 2016 e os impactos na Democracia. A inglesa Universidade de Bradford, da Grã-Bretanha, também aderiu ao movimento. A professora Fiona Macaulay, do Department of Peace Studies and International Development, dará a aula sobre o tema no próximo dia 16 de março.
LISTA ATUALIZADA
17:00, terça-feira, 06/03
UEM (Universidade Estadual de Maringá)
UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
UFF (Universidade Federal Fluminense)
UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
UFPR (Universidade Federal do Paraná)
UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
UnB (Universidade Nacional de Brasília)
Unicamp (Universidade de Campinas)
UFBA (Universidade Federal da Bahia)
UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
UFS (Universidade Federal de Sergipe)
UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)
UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rey)
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
USP (Universidade de São Paulo)
UFC (Universidade Federal do Ceará)
UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
UNEB (Universidade do Estado da Bahia)
UEA (Universidade do Estado do Amazonas)
UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)
UNESP (Universidade Estadual Paulista)
UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão)