SERVIÇOS

Dúvidas frequentes


Aqui estão as respostas para as dúvidas mais frequentes relacionadas a UEMASUL.

1) Como ingressar na UEMASUL?
O ingresso na UEMASUL se dá por duas formas: por meio de seletivo ou de transferência.

  • Por meio de seletivo: anualmente é lançado edital para realização do Processo Seletivo de Acesso ao Ensino Superior (PAES). Essa avaliação prevê entrada para o primeiro ou segundo semestres de cada ano, dependendo do planejamento de cada curso. 
  • Por meio de transferência: a transferência é possível quando há vagas nos cursos. O processo para o preenchimento das vagas, é disciplinado por meio de edital lançado pela UEMASUL.

2) Como funciona a política de cotas da UEMASUL?
Parte das oportunidades do PAES é destinada ao Sistema de Reserva de Vagas. As cotas são distribuídas em estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas; alunos negros (independente da escola) e pessoas com deficiência (PcD).

1) Quais modalidades de ensino a UEMASUL oferece?
A UEMASUL oferece 24 cursos de graduação e abre editais anualmente para cursos de especialização em diversas áreas. Além disso, a universidade oferece o curso de Mestrado Profissional em Letras, constituído de uma área de concentração denominada Linguagem e Literatura. A UEMASUL oferece ainda o programa de formação de professores, Caminhos do Sertão, que acontece em parceria com as prefeituras municipais das cidades escolhidas estrategicamente para atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

2) A UEMASUL oferece programas de estágio ou parcerias com empresas?
Sim, a UEMASUL, além de oferecer programas de estágio na própria instituição, também realiza convênios com várias empresas da região Tocantina, possibilitando uma variedade de opções para que o aluno possa estagiar.

3) Posso cursar alguma disciplina durante o período de férias?
Você tem direito de fazer duas disciplinas de férias, desde que não haja choque de horários. É preciso observar os pré-requisitos e os horários com muita atenção. As matrículas são feitas por meio do SIGAA-UEMASUL. 

4) Depois de entrar na UEMASUL eu posso mudar de curso, turno ou campus?
A mudança de curso será feita por seletivo interno, regulamentado por edital específico e condicionado à existência de vagas. 

5) Quem pode ser monitor?
Os estudantes, a partir do 3º período, podem candidatar-se à monitoria por meio de processo seletivo, para fins de admissão na disciplina, semb vínculo empregatício. A monitoria tem como objetivo incentivar o estudante para a carreira docente da Educação Superior, devendo planejar com o professor (a) orientador (a) as atividades teóricopráticas, características dessa ação didáticopedagógica.

6) Como funciona a iniciação científica na UEMASUL?
O Programa institucional de bolsa e voluntariado na iniciação científica é gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPGI, por meio da coordenação de Pesquisa e da coordenação de Criação e Inovação. As bolsas são ofertadas anualmente e os projetos são selecionados por meio de editais. As pesquisas são desenvolvidas pelos professores da universidade e acadêmicos selecionados.

7) Como funciona a extensão na UEMASUL?
É por meio da extensão que ocorre a aproximação, a integração e a parceria da universidade e da comunidade, da ciência e dos saberes populares e culturais, resultando em novos conhecimentos. As ações de extensão são gerenciadas pela PROEXAE, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social – CSIS e da Divisão de Extensão Universitária – DIVEXT.
A UEMASUL conta com projetos de extensão em desenvolvimento, sendo parte deles contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) e outra parte desenvolvidos de forma voluntária. Os projetos são de atuação nas mais diversas áreas, tais como educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, trabalho e cultura.
É possível ainda atuar dentro da universidade no Programa de Tutoria do Cursinho Popular, que oferta bolsas aos acadêmicos que participam; e no Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional (BATI) para graduados e pós-graduados que desenvolvem atividades técnicas na instituição.

1) Quais são os programas de assistência estudantil oferecidos pela UEMASUL?
A UEMASUL oferece diversos programas de assistência estudantil para auxiliar os estudantes durante sua trajetória acadêmica. Atualmente, são ofertadas bolsas e auxílios aos discentes da UEMASUL, são eles: Auxílio Moradia; Auxílio alimentação; Auxílio refeição; Auxílio creche; Auxílio transporte; Restaurante Universitário; Programa de Bolsa Permanência.

2) Como a UEMASUL ajuda a segurança alimentar dos estudantes
Atualmente, os estudantes e servidores da UEMASUL têm acesso às refeições do Restaurante Popular e Universitário, por meio de convênio entre a SEDES e a UEMASUL. o valor das refeições é de R$ 1,00, e elas são entregues/servidas dentro dos campi, dispensando o deslocamento dos acadêmicos até o restaurante popular.
Além disso, está em construção no campus Imperatriz o primeiro Restaurante Universitário da UEMASUL. Será mais um espaço importante para os estudantes, oferecendo refeições de qualidade nutricional no almoço e jantar, com preços acessíveis e cardápio variado. Com capacidade para atender cerca de mil alunos diariamente. Além disso, o RU promoverá a convivência e integração entre os universitários, criando um ambiente propício para troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços acadêmicos.  

1) Quais são os recursos e instalações disponíveis para os estudantes na UEMASUL?
A UEMASUL conta com uma variedade de recursos e instalações para apoiar os estudantes em sua jornada acadêmica, incluindo bibliotecas, laboratórios especializados, centros de pesquisa, salas de estudo, espaços de convivência, áreas esportivas e sala de amamentação.

2) Onde a universidade está presente?
A UEMASUL possui três campi e seis unidades acadêmicas que estão localizados nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Estreito. No campus Açailândia funciona o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL). O campus Estreito possui o Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL). E o campus Imperatriz está organizado em quatro centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A universidade também possui quatros Unidades Avançadas nas cidades de Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios. Nessas unidades funcionam o programa de formação de professores, Caminhos do Sertão.

1) Como entrar em contato com a instituição?
A comunicação com as unidades acadêmicas e setores administrativos da UEMASUL se dá de forma presencial ou pelo sistema de e-mails institucionais, que estão disponíveis na aba de serviços do site da universidade.

Sistema de emails

2) Como fazer uma reclamação?
Se você tiver sugestões, elogios, denúncias, reclamações ou solicitações que não foram acolhidos em órgão competente da universidade, contate a Ouvidoria.

  • Pelo site Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão
  • Por e-mail: ouvidoria@uemasul.edu.br
  • Correspondências:  rua Godofredo Viana, 1300,  Centro – Imperatriz /MA – CEP: 65901- 480
  • Presencial: sala da Ouvidoria, campus Imperatriz
  • Por telefone: (99) 3104-1250.

Ouvidor responsável: Marcelo Nunes Nascimento 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.