Comitê de Monitoramento e Avaliação da Covid-19
Instituído em março de 2020, por meio da Portaria nº 134/2020 – GR/UEMASUL, o Comitê de Monitoramento e Avaliação da UEMASUL foi criado para acompanhamento das ações de prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, no âmbito da universidade. O comitê está organizado nos eixos Administrativo, Ensino, Pesquisa e Extensão, Promoção à Saúde e Comunicação, e realiza reuniões regulares para analisar a situação epidemiológica da Covid-19 na Região Tocantina e discutir as ações necessárias a serem adotadas na UEMASUL.
São ações elaboradas pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação da UEMASUL e implementadas na universidade, em todos os seus campi:
Distanciamento Social
- O distanciamento social recomendado é de 2 metros entre as pessoas. Os espaços devem ser organizados de modo a possibilitar a manutenção dessas distâncias.
- Orientar e disponibilizar sinalização referente aos distanciamentos mínimos nos locais de atendimento, para evitar aglomerações de todo tipo.
- Sinalizar de forma clara o modo seguro de ocupação dos espaços e manter sinalização de orientação aos usuários visível em cada ambiente.
- Indicar, por elementos de comunicação visual dispostos em local de grande visibilidade no ambiente, o número máximo de pessoas permitidas simultaneamente.
- Evitar a realização de reuniões presenciais. Optar por reunião mediada por tecnologias digitais.
Uso de máscara
- Obrigatório o uso correto da máscara durante a permanência na Universidade. Ou seja, cobrindo totalmente o nariz, a boca e o queixo, e que não fique folgada no rosto, especialmente nas laterais.
- Trocar a máscara a cada 3 horas ou quando estiver úmida.
Ventilação dos ambientes
- Para as atividades administrativas, privilegiar a utilização de ventilação natural, mantendo as portas e janelas, possivelmente, abertas.
- Evitar o uso de equipamento de ar condicionado.
Manutenção dos Protocolos Sanitários
- Realizar a aferição de temperatura, empregando dispositivo sem contato físico, de todos antes da entrada na Universidade.
- Manter o abastecimento dos dispensadores de álcool gel.
- Manter abastecidos os pontos de lavagem de mãos nas áreas de circulação.
- Higienizar os equipamentos e mobiliário antes e depois de cada utilização, com álcool líquido 70% (ou outro produto especificamente recomendado), de equipamentos e materiais de uso compartilhado.
- Higienizar as mãos no ato do registro de retirada e devolução das chaves.
- Instalar tapetes sanitários nas entradas dos prédios.
- Capacitar trabalhadores que atuam nas portarias e equipá-los com protetores faciais.
- Retorno do agendamento para realização de atendimento à comunidade, evitando a aglomeração de pessoas em determinados setores da universidade.
- Redobrar os cuidados e atenção à presença de estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa. Evitar a aglomeração nos laboratórios e adotar medidas de orientação à manutenção da segurança sanitária.
IMPORTANTE: todas as recomendações apresentadas se aplicam, também, às instalações laboratoriais ou espaços e cenários de prática, os quais deverão, ainda, obedecer às normas, protocolos e recomendações específicas de biossegurança estabelecidas localmente pelas instâncias competentes.
Ações Educativas
- Desenvolver atividades informativas (uma espécie de roda de conversa, mediada por tecnologias digitais) com os estudantes em horário de aula em parceria com os professores.
- Intensificar a campanha do uso obrigatório da máscara e de conscientização no cumprimento das medidas de segurança.
- Treinamento com os responsáveis por aferir a temperatura.
- Evitar a realização de reuniões presenciais. Optar por reunião remota mediada por tecnologias digitais.
- Disponibilizar os materiais educativos e informativos da Organização Pan-Americana da Saúde.
Identificação e acompanhamento de indivíduos com suspeita ou confirmação de Covid-19, contactantes e resposta imediata para conter surtos
- A vigilância deverá ser rigorosa para a detecção precoce de casos e controle de surtos.
- O esforço principal será evitar que pessoas com sintomas de Covid-19 ou em contato com pessoas com Covid-19 circulem nos espaços físicos da universidade.
- O servidor que tiver suspeita ou confirmação de Covid-19 ou tiver contato com caso confirmado deve comunicar imediatamente à chefia imediata e à Coordenação de Gestão de Pessoas para que possam ser tomadas as medidas sanitárias o mais rápido possível, como tentativa de mitigar o aparecimento de novos casos.
- Promover campanhas de divulgação interna com medidas de prevenção e conduta para as pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19 e contactantes.
- O servidor que tiver febre ou outros sinais e sintomas suspeitos de Covid-19 deverá informar ao chefe imediato e à Coordenação de Gestão de Pessoas CGP/PROPLAD, bem como permanecer em casa até que se recupere (verificar junto à CGP as normas de afastamento).
- Disponibilizar, na página da UEMASUL, formulário de monitoramento de casos suspeitos e confirmados de COVID.
- Quando um servidor apresentar confirmação de Covid-19 todos que tiveram contato com ele deverão ficar afastados das atividades presenciais por 7 dias, passando a realizar as atividades remotamente.
Instruções Normativas
As Instruções Normativas trazem, de forma detalhada, todas as orientações e determinações no âmbito da UEMASUL. Clique abaixo para fazer o download.
Acesse a Folha informativa COVID-19, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), onde você pode encontrar informações orientaçções da OMS sobre o atual surto de doença por coronavírus (COVID-19), tais como ações de proteção, perguntas e respostas frequentes, diretrizes técnicas, dicas de viagem, dicas para a comunidade a respeito de rumores, entre muitos outros.