Seminário apresenta subprojetos dos programas de bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica
Durante as duas noites do evento, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas das redes municipal e estadual de Imperatriz.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promove nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15), às 19h, o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP). Durante as duas noites do evento, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas das redes municipal e estadual de Imperatriz.
Os Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) são ações que integram a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos licenciandos e das licenciandas nas escolas de educação básica, durante sua formação inicial. Os programas tem como objetivo, também, antecipar os vínculos entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública.
O PIBID proporciona aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O RP implementa os projetos que estimulam esta articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. A abertura do seminário ocorre nesta segunda-feira (14), às 19h, com a presença da Gestão Superior e transmissão ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL, pelo Youtube.
Após a cerimônia de abertura serão apresentados três subprojetos. “Literatura Indígena na escola: Letramento literário para a diversidade”, coordenado pela professora Lílian Castelo Branco de Lima. As acadêmicas Walquíria Costa e Luana Silva apresentarão os trabalhos. O subprojeto “Alfabetizar nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, coordenado pela professora Ilma Maria de Oliveira Silva será apresentado pelas acadêmicas Bárbara Kelly Lima Lobo, Suzane dos Santos Costa e Yandela Lorrane Pinheiro Sousa. O terceiro subprojeto “Sequências didáticas no Letramento e alfabetização: O desafio do trabalho interdisciplinar”, coordenado pela professora Marinalva da Silva Ferreira será apresentado pelas acadêmicas Divina Gomes dos Santos e Linda Sarah Bandeira Medeiros.
Na terça-feira (15), será apresentado o subprojeto “Geografia escolar e tecnologias digitais: desafios diante do ensino remoto emergencial”, coordenado pelo professor Ronaldo dos Santos Barbosa, pelas acadêmicas bolsistas Mirelly Maria Barbosa da Silva e Bruno José dos Santos da Luz. Na sequência será apresentado pelas acadêmicas Samira de Sousa Pereira e Maria Andreia Oliveira de Oliveira, o subprojeto “Aulas Práticas na formação docente em Ciência Biológicas” coordenado pela professora Iane Paula Rego Cunha Dias.
O subprojeto “Ciências: interação, universidade e escola, coordenado pela professora Ivaneide de Oliveira Nascimento será apresentado pelas acadêmicas Thais da Silva Santana e Vitória Vieira Silva. E a última apresentação da noite será o subprojeto “Língua portuguesa: destacando as práticas de leitura e produção textual na Educação Básica”, coordenado pela professora Maria do Socorro Gomes Macedo e apresentado pelas acadêmicas Ruth Crislane Silva de Jesus e Jorge Guilherme Viana Lucena.
Programas Institucionais
Os programas Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) iniciaram em 2020. Foram destinadas 72 bolsas PIBID aos alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras /Língua Portuguesa e Literaturas, Geografia e Ciências Biológicas, e 24 bolsas para o Programa de Residência Pedagógica (RP), para os cursos de Pedagogia e Letras/Língua Portuguesa e Literaturas. Os programas foram desenvolvidos em oito escolas durante um ano e 18 meses.
O PIBID integra a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O RP visa implementar os projetos que estimulem esta articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. O desenvolvimento dos Programas reúnem as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, com o objetivo de melhorar o ensino nas escolas públicas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).