Saraus literários aproximam a comunidade acadêmica da poesia regional
Foram apresentadas poesias, músicas e exposições de livros diversos nos dois campi da universidade.
Incentivar a leitura de poesias produzidas por artistas locais no ambiente acadêmico, reforçar a importância de poemas na formação profissional, proporcionar aos alunos um momento de interação com diferentes manifestações artísticas, foram alguns dos objetivos dos saraus realizados na segunda-feira (04) e terça-feira (05) pelos cursos de Letras/português dos campi de Açailândia e Imperatriz.
O auditório da UEMASUL Imperatriz, foi transformado em palco para os alunos do 3º e 5º períodos que estão finalizando a disciplina Estudo do texto poético I, onde realizaram o I Sarau Literário: Humanas poesias. Com o objetivo de fomentar o interesse e acesso dos alunos a poesias regionais, o evento contou com apresentações musicais e declamações de poesias conhecidas e autorais.
A acadêmica do terceiro período de Letras/português, Israela Débora Sousa, falou sobre a importância do sarau para ultrapassar barreiras acadêmicas, fazendo com que os alunos do curso tenham conhecimento sobre poesias de artistas locais. “A poesia nos leva a pensar para além do técnico. Precisamos pensar na subjetividade do ser, analisar de fato produções poéticas, principalmente de autores brasileiros, porque para além do científico, também tem o âmbito regional, que nos aproxima da nossa cultura”.
A organizadora do evento, professora Mônica Assunção Mourão explicou que um dos propósitos do sarau é estimular nos alunos, o hábito de ler e discutir poesias no âmbito profissional também. “Além de fomentar a leitura de poesias, a realização do sarau é para aqueles que já estão atuando, e levem essas práticas para suas devidas aulas. O texto poético tem muito a nos dizer e é pouco explorado”.
Aberto para a comunidade acadêmica do campus Açailândia, o sarau “Caminhos da poesia”, também foi promovido por acadêmicos que estão encerrando a disciplina de Estudo do texto poético I. Iniciado na tarde de segunda-feira, a programação seguiu até a noite com declamações de poesias, exposições de obras e música ao vivo.
Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |