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Reunião marca início do processo de transição de Reitorado na UEMASUL

A reunião teve como objetivo iniciar o repasse de informações para conhecimento dos processos em andamento e assegurar a continuidade dos projetos em desenvolvimento na universidade.


Ascom UEMASUL

Como marco inicial da primeira reunião, foi entregue aos membros indicados pelo reitorado nomeado para o próximo quadriênio uma relação de documentos básicos que irão compor o plano de transição. Foto: Ascom/UEMASUL.

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (04), no Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, campus Imperatriz, a primeira reunião da atual gestão com a equipe de trabalho da Comissão de Transição de Gestão do Reitorado da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), instituída pela Portaria nº 251/2021 – GR/UEMASUL. 

Conduzida pelo Vice-reitor Antônio Expedito Barroso, no exercício da Reitoria, a reunião contou com a participação dos membros da equipe designada pela atual gestão: as Pró-reitoras Regina Célia Costa Lima, Maria da Guia Taveiro Silva, Sheila Elke Araújo Nunes e o Assessor Especial da Reitoria, Luís Fernando Pires Pinto. Participaram também a Reitora nomeada, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, e respectiva equipe, entre titulares e suplentes: professoras Márcia Suany Dias Cavalcante e Diana Barreto Costa; e professores José Sérgio de Jesus Sales, Moab César Carvalho Costa, Tiago Cunha Rocha e Francisco Eduardo Aragão Catunda Júnior.

A reunião teve como objetivo iniciar o repasse de informações para assegurar a continuidade dos projetos em desenvolvimento na universidade, conforme explica a presidente da Comissão, Pró-reitora de Planejamento e Administração, Sheila Elke Araújo Nunes. “Este trabalho da Comissão de Transição é extremamente importante para direcionar a continuidade dos trabalhos na universidade. Nós temos um reitorado sendo finalizado e outro que está iniciando, então, é fundamental para o desenvolvimento da UEMASUL um processo de transição com transparência nos procedimentos gerais e, principalmente, é uma forma de contribuir para a governança da universidade”, destacou.

Conduzida pelo Vice-reitor Antônio Expedito Barroso, a reunião contou com a participação dos membros da equipe designada pela atual gestão e pela gestão nomeada para o próximo quadriênio. Foto: Ascom/UEMASUL.

Como marco inicial da primeira reunião, foi entregue aos membros indicados pelo reitorado nomeado para o próximo quadriênio uma relação de documentos que irão compor o relatório de transição, entre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional vigente, relatórios de avaliação institucional, planos e políticas aprovadas em Resoluções dos órgãos superiores no âmbito da UEMASUL, relatório de execução das metas estratégicas e de obras em execução, licitações em andamento, contratos vigentes, acordos de cooperação entre outros.

Para a professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, Reitora eleita para o quadriênio 2022-2025, a transição será fundamental para o planejamento de trabalho da Gestão Superior que assume a partir de janeiro próximo. “A instalação da Comissão marca mais um momento histórico dentro da UEMASUL, que é a primeira transição, com membros tanto da Reitoria atual como da Reitora que irá assumir a partir de janeiro de 2022. Esta transição é importante também para que a gente conheça todos os processos e procedimentos administrativos, financeiros e pedagógicos que a universidade trabalhou durante estes cinco anos e, desta forma, podermos planejar nosso trabalho”, explicou.

O processo de transição irá garantir a invulnerabilidade institucional da UEMASUL, marcado pela transparência e pela maturidade administrativa, conforme afirmou o Vice-reitor Antônio Expedito Barroso. “Hoje a UEMASUL é mais uma vez pioneira e inova no processo de transição de Reitorados. Uma transição que é cercada de dois grandes aspectos: o da republicanidade, da transparência; e o segundo, que é o elevado grau de maturidade que a UEMASUL conseguiu construir. Sabemos que as eleições são momentos de disputa, calorosos, momentos de muita emoção, muito diálogo e debate. E a UEMASUL virou essa página. Temos aqui um Reitorado vigente até 31 de dezembro e o Reitorado que assume a partir do ano que vem, que governará nossa universidade com muita maturidade política e administrativa”, destacou.

Os procedimentos do Plano de Transição constam na Portaria nº 250/2021 – GR/UEMASUL, publicada no dia 27 de outubro de 2021. Os trabalhos realizados pela Comissão estão previstos para serem finalizados no dia 31 de dezembro.

 


Texto e fotos: Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL


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