Reitora Luciléa cumpre agenda na África do Sul
A reitora participa de diversas atividades programadas pela ABRUEM.
A reitora Luciléa Gonçalves e a assessora para Assuntos Internacionais da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Elizabete Rocha, juntamente com a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), participam desde a última segunda-feira, 21 de agosto, de missão internacional à África do Sul, onde já realizaram diversas reuniões e atividades em instituições de ensino no país.
A comitiva já passou por Durban e Pietermaritzburg, visitando universidades e escolas. “Nossa missão aqui, assim como dos colegas reitores e assessores, é fortalecer nosso processo de internacionalização da UEMASUL. Existem diversas possibilidades de pesquisas e cooperação a serem feitas entre as universidades brasileiras e as africanas, e aqui estamos conhecendo melhor as formas de viabilizar estes processos” – explicou a reitora Luciléa.
Em Durban, participaram de reuniões e conheceram a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology (DUT). Lá, dialogaram e trocaram experiências na UKZN e na DUT; visitaram o Centro de Excelência Aeroespacial e o Centro de Documentação de Sistemas de Conhecimento Indígena e o Instituto de Tecnologia de Água e Esgoto da DUT, onde conheceram as tecnologias para soluções e inovações no tratamento de água e esgoto.
Participaram ainda da 25ª Anual IEASA Conference – um evento internacional, com representantes de todos os continentes e que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. O objetivo do evento é compartilhar pensamentos, resultados de pesquisas, experiências vividas e exemplos de boas práticas.
Na cidade de Pietermaritzburg, conheceram as instalações da escola St Charles College. E nesta sexta-feira (25), para fechar a primeira semana de trabalho na África do Sul, cumpriram ainda, uma agenda de visitas e reuniões na University of Westem Cape (UWC), School of Govemment (UWC Main Campus), School of Public Health (SOPH), University of Cape Town (UCT).
Texto: Lorena Guimarães
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |