Projeto de extensão da UEMASUL oferece curso de inglês para idosos
As aulas acontecem semanalmente, às terças e quintas-feiras e o link é disponibilizado no grupo de WhatsApp.
A UEMASUL, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), está realizando a 2ª edição do Curso de Extensão Teaching English To Senior Learners (Ensinando Inglês à Terceira Idade) a partir desta quinta-feira (11), com aulas ministradas para 14 usuários da Casa do Idoso de Imperatriz, de forma online.
Coordenado pela diretora do curso de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, professora Diana Barreto Costa, a iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) da UEMASUL, que tem como objetivo estimular a participação de docentes e discentes no desenvolvimento de ações extensionistas, possibilitando a socialização e integração entre conhecimentos acadêmicos e saberes locais. Este projeto irá promover a melhoria na qualidade de vida dos idosos que estão na terceira idade (60 anos), quarta idade (61-84) e quinta idade (85 anos), por meio do aprendizado da língua inglesa.
As aulas acontecem semanalmente, às terças e quintas-feiras e o link é disponibilizado no grupo de WhatsApp que foi criado por duas bolsistas do programa, como explica a discente do curso de Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Tatiane Figueredo Barbosa. “Nós criamos um grupo com os idosos. Ensinamos passo a passo como acessarem o link disponibilizado no Google Duo e caso haja alguma dificuldade em alguns entrarem, gravamos a aula um dia antes e mandamos o vídeo no grupo. Assim, ninguém perde a aula”.
A carga horária total do curso é de 80 horas/aula, com duração média de nove meses. Ao término deste período e após as reuniões periódicas com a equipe, os participantes do curso deverão realizar relatório de conclusão. A primeira vez que o curso foi oferecido, atendeu aos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), que colaram grau em novembro de 2019.
Prática docente
A prática docente segue orientações da Abordagem Comunicativa, cujo objetivo é desenvolver a comunicação, com o uso de materiais didáticos específicos para essa clientela e atividades/situações que sejam de real interesse dos(as) discentes. A condução das aulas devem propiciar o desenvolvimento da habilidade e compreensão orais, além da escrita. O ensino de gramática e vocabulário serão contextualizados.
Filmes, músicas, vídeos, fotos, jogos tradicionais (bingo, cartas, memória) e apostila, que é elaborada nas duas primeiras semanas do curso, são os materiais de apoio utilizados no decorrer do curso. Como estratégia de ensino-aprendizagem a interação (trabalho em duplas, rodas de conversa, construção de diálogos) será utilizada para a parte prática e também estudo da língua.