Projeto da UEMASUL é aprovado pela Finep
Os laboratórios multiusuários são espaços físicos que disponibilizam serviços, equipamentos, materiais, instrumentos ou instalações de forma compartilhada.
A UEMASUL concorreu ao edital “Transversal infraestrutura para a Amazônia Legal 2024 pró-Amazônia”, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). e teve sua primeira aprovação em edital desta natureza, permitindo a captação de R$ 2.246.965,63 para a compra de equipamentos e adequação estrutural para a Central Multiusuário de Análises Biotecnológicas (CEMAB) da instituição.
A Finep é uma empresa pública brasileira que financia a inovação e atua em parceria com empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas. A financiadora concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras abrangendo todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.
Os laboratórios multiusuários são espaços físicos que disponibilizam serviços, equipamentos, materiais, instrumentos ou instalações de forma compartilhada, para o desenvolvimento de atividades voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e inovação, por meio de relações mercadológicas. A resolução nº 262/2023 – CONSUN/UEMASUL fixa as normas para a regulamentação de laboratórios multiusuários na universidade.
“A UEMASUL tem papel importante na nucleação de processos educacionais e desenvolvimento tecnológico na região Tocantina. Nessa perspectiva, foi realizada a propositura de criação da Central Multiusuários, que é um aglomerado de laboratórios e plataformas analíticas com o objetivo de disponibilizar acesso a equipamentos modernos altamente especializados para a realização de análises de alta complexidade científica”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira.
Os laboratórios têm por objetivo o uso racional de recursos e a disponibilização aos usuários de uma infraestrutura técnica avançada para viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e ações de inovação tecnológica na região Tocantina, além da realização de prestação de serviços à comunidade.