Programas de pós-graduação Stricto Sensu irão ofertar bolsas aos estudantes
A resolução foi aprovada por unanimidade durante a 20ª reunião extraordinária do Conselho Universitário
O Conselho Universitário da UEMASUL reuniu -se nesta segunda-feira, 09 de outubro, para a 20ª reunião extraordinária. Conselheiros e conselheiras discutiram e aprovaram onze itens da pauta. Dentre elas, a minuta de resolução que aprova o regulamento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, a minuta de resolução que oferta bolsas aos discentes dos programas Stricto Sensu e a minuta de resolução do Programa de Apoio aos Programas de Stricto Sensu (PROAP).
Os programas de pós-graduação têm o objetivo proporcionar às discentes formações nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o aprimoramento de habilidades acadêmicas e profissionais, para atuação nas atividades do magistério superior e no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A concessão de bolsas visa fortalecer, apoiar e consolidar o desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, proporcionando a formação de recursos humanos e a permanência dos discentes nos cursos de mestrado e doutorado.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPGI), professor Allison Bezerra Oliveira, falou sobre a importância das minutas aprovadas. “As resoluções aprovadas se constituem em instrumentos importantes na construção sistêmica de uma política institucional da UEMASUL para apoiar a criação e manutenção de programas Stricto Sensu em consonância com as exigências da CAPES. O regimento geral de Stricto sensu permite que a universidade crie normas para a criação e acompanhamento permitindo a ampliação da qualidade e elevação da nota junto à CAPES. A resolução que concede bolsas para o Stricto sensu permite que a universidade estabeleça um compromisso para o fornecimento de bolsas para os programas institucionais e aqueles em rede, e o PROAP estabelece recursos para a ampliação da qualidade dos programas de mestrado da instituição”.
Também foram discutidas e aprovadas por unanimidade, as minutas de resolução: que altera o art. 7º, da Resolução nº 191/2022 -CONSUN/UEMASUL que cria o programa de Bolsa Produtividade; que fixa as normas para regulamentação de laboratórios multiusuários; que cria o Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu; que institui o Programa de Integridade e cria a Unidade de Gestão de Integridade, que revoga a Resolução nº 205/2022 que aprova normas de concessão de auxílio financeiro a discentes, e que revoga a Resolução nº 248/2023 e estabelece as normas do Programa de Auxílio Permanência (PAP).
Foi ainda comunicado pelo pró-reitor o encaminhamento pela PROPGI, de duas propostas para Avaliação de Cursos Novos (APCN) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de cursos de Stricto sensu em Ciências ambientais e Agricultura sustentável e segurança alimentar.
Durante a reunião foram apresentados e analisados dois Acordos de cooperação. O acordo de cooperação técnico-científico entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e a UEMASUL, para implementação de Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER), e acordo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e UEMASUL com o objetivo de estabelecer condições de cooperação mútua para promover de forma unificada, o Processo de Educação Superior Unificada (PAES), como procedimento de seleção de candidatos à vagas dos cursos de graduação na modalidade presencial, e homologada a Resolução Ad referendum nº 260/2023, que a altera o Art. 3º da Resolução nº 246/2023 – CONSUN/UEMASUL, que regulamenta a contratação e remuneração de professor substituto.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |