Professores orientam bolsistas em programa de aperfeiçoamento em saneamento

Programa de treinee desenvolvido com parceria entre Caema e Fapema, tem um egresso da universidade como bolsista e cinco professores orientadores.

Cinco professores e um egresso da UEMASUL participam do Programa de Trainee em Saneamento.

Em uma importante parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a UEMASUL desempenha um papel crucial no Programa de Trainee e Aperfeiçoamento em Saneamento. As atividades, que começaram em maio, têm como foco a formação e o desenvolvimento de profissionais para o setor de saneamento, com bolsas de estudo e apoio financeiro durante 12 meses.

Cinco professores da UEMASUL estão ativamente envolvidos no programa como orientadores. A professora Nayara Silvados Santos orienta as atividades nas cidades de Santa Inês, Imperatriz e Pedreiras. A professora Aichely Rodrigues Silva atua em Imperatriz e Chapadinha, enquanto a professora Liriane Gonçalves Barbosa cobre Presidente Dutra, Colinas e Imperatriz. A professora Jéssica Almeida dos Santos atua como Coordenadora Acadêmica, e o professor Bruno Lucio Meneses Nascimento ocupa a posição de Coordenador Técnico.

“Além de contribuir com a melhoria dos serviços de saneamento prestados pela CAEMA, o programa de aperfeiçoamento visa preparar jovens das mais diversas profissões para atuarem na área do saneamento ambiental e também contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável números 4, 6, 9 e 17 da agenda 2030 da ONU”, destacou o coordenador técnico professor Bruno Meneses.

Além do papel ativo dos professores, um egresso da UEMASUL também participa do programa como bolsista, reforçando o impacto da universidade na formação de novos profissionais para o setor. O engenheiro civil, Bruno Lacerda é egresso da primeira turma do curso no campus Açailândia, graduado em agosto de 2023, e encontrou no programa de treinee uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

“Está sendo gratificante fazer parte de uma empresa tão renomada do estado do Maranhão. A CAEMA, com seu papel fundamental no saneamento e na melhoria da qualidade de vida da população, proporciona um cenário ideal para aplicar o conhecimento adquirido e, ao mesmo tempo, aprender com profissionais experientes. O suporte da equipe e a estrutura do programa são pontos fortes, oferecendo não só formação técnica, mas também desenvolvimento em áreas como liderança e trabalho em equipe. Isso tem sido essencial para meu crescimento profissional e pessoal”, destacou o bolsista do programa, Bruno Lacerda.

Os programas de trainee em saneamento visam capacitar graduados e técnicos de nível médio, oferecendo bolsas de R$ 2,5 mil e R$ 4 mil, além de ajuda de custo para instalação e deslocamento. Essa colaboração reflete o papel fundamental das instituições de ensino, que contribui para o avanço do saneamento no Maranhão e prepara profissionais qualificados para enfrentar os desafios da área.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.