1. Linguagem, Memória e Ensino – nesta linha concentram-se estudos em fala, escrita, leitura, variedade linguística, letramento, memória, fonética e fonologia, lexicologia, semântica, onomástica e toponímia regional, gêneros do discurso, textualidade e gramática, que são ferramentas para o ensino e aprendizagem de línguas/de linguagem, com ênfase na diversidade regional (indígena, quilombola, do campo e Libras, entre outras).
2. Literatura, Diálogos e Saberes – nesta linha concentram-se estudos em literatura, memória e identidade regional, literatura afro-brasileira e africanas, literatura indígena, literatura brasileira contemporânea, literatura e história, literatura e outras artes e mídias, literatura e cinema, literatura feminina, contos populares, narrativas digitais, que são ferramentas para o ensino e aprendizagem de literatura.
Ademais, no curso busca-se estabelecer intercâmbio das duas linhas. Neste caso, os trabalhos são desenvolvidos com orientação de docente da linha prioritária e coorientação de docente da outra linha. Nas duas linhas encontram-se, também, pesquisas em interface com língua indígena e Língua Brasileira de Sinais (Libras).