Diretor(a)


Nome: Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada
Email Institucional:

Perfil do Curso

O perfil que pretendemos para o pedagogo egresso do CESI é que ele seja capaz de refletir sobre a educação escolar, de interrogar os sentidos vários da atividade educativa, de compreender as razões que conduziram à profissionalização do seu campo acadêmico. Entendemos o pedagogo, antes de tudo, como um educador capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar as suas ações nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola que atenda às necessidades da classe majoritária da sociedade.

A ação educativa para o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto só existe a partir entendimento da ação educativa e da historicidade dessa ação educativa. Isso exige que o pedagogo rompa com a visão “natural de educação” que oculta a historicidade da reflexão pedagógica e impede a compreensão da forma como se construíram os discursos científicos na área educativa. Também entenda que a história da ação educativa não é apenas um objeto que podemos estudar, mas, sobretudo, uma relação com o passado mediada por uma forma específica de atuar no presente levando em conta os fatores que, direta ou indiretamente interferem nessa ação.

Nesse sentido, propõe-se que a identidade do Curso de Pedagogia do CESI/UEMA seja caracterizada pela indissociabilidade entre a teoria e a prática, relativa ao processo educativo, ocorrido nas instituições escolares dos diversos sistemas onde o futuro pedagogo irá atuar como profissional da educação básica. Isso significa que esse profissional deve, necessariamente, possuir conhecimentos para pesquisar, diagnosticar analisar, compreender, acolher as diferenças, redefinir e apontar possibilidades.

Relação de Laboratórios

  1. Laboratório de Línguas;
  2. Laboratório de Práticas Pedagógicas;
  3. Laboratório de Estudos Urbanos Regionais;