Agosto Lilás

Palestras reforçam combate à violência contra a mulher

Voltado para a comunidade acadêmica e geral foram realizadas palestras nos campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz.

A realização do evento demonstra o compromisso da instituição em combater a violência contra a mulher. Foto: Ascom/UEMASUL

Dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, agosto é marcado por ações da campanha nacional “Agosto Lilás”. Escolhido para representar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a campanha tem como intuito intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340), sancionada em 07 de agosto de 2006, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre a necessidade de medidas legislativas eficazes para proteger as mulheres.

Com o objetivo de discutir questões que afetam as mulheres e a sociedade em geral, abordando formas de combate e os mecanismos de denúncia existentes, a Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), por meio da Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM) e do Núcleo de Assistência Psicológica (NAP) realizou nos dias 13, 15 e 19 de agosto o “Agosto lilás: conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher” nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.

Gabriela Sá Silva, acadêmica do 6º período do curso de História, comenta sobre a importância da realização de debates voltados para o enfrentamento da violência contra a mulher no ambiente acadêmico. “É de extrema relevância que a universidade promova eventos como esse porque incentiva a conscientização e a sensibilização sobre essa temática. É uma forma também de levar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, as diversas formas de violência e a nossa responsabilidade social também. Precisamos garantir e prevenir os direitos das mulheres”.

O objetivo do evento foi apresentar à comunidade acadêmica e geral toda a rede de apoio para enfrentar a violência contra a mulher. Foto: Ascom/UEMASUL

Desenvolvido como parte do projeto de extensão do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) de Imperatriz, a programação do Agosto Lilás contou com a palestra “Combate e prevenção da violência contra a mulher: conscientização e enfrentamento”, ministradas pelo Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), em Açailândia e Imperatriz e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Estreito.

“Esse tipo de evento é uma oportunidade crucial para conscientizar e capacitar a comunidade acadêmica e local sobre a importância de combater e prevenir a violência contra a mulher, promovendo um ambiente de respeito, igualdade e segurança para todas. A informação é uma arma poderosa nesse combate, e juntos podemos fazer a diferença”, destacou a psicóloga, Aline Bogéa.

Denuncie

A campanha “Agosto lilás” é uma chamada de ação para todos. Se você ou alguém que conhece está enfrentando situação de violência, denuncie por meio do APP Salve Maria, Disque 180 ou 190. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações do jornalista Adriano Almeida.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.